Mobilização para projetos de impacto

Trevas

Trevas é um curta-metragem de ficção com cerca de 20 minutos de estudantes de Cinema da UFF

111%
R$3.110 arrecadados da meta de R$2.800
56 benfeitores
Prazo encerrado

Código do Widget

Copie o código acima e cole em sua página.

Preparamos um teaser pra vocês sentirem um pouco mais do que vai ser esse curta quando realizado - https://vimeo.com/67465920

O que queremos com Trevas

O filme é uma produção de estudantes de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói (RJ), vinculada à matéria de conclusão de curso do último período.

Trevas não é um filme de horror nem se refere ao universo semântico mais clássico da palavra (do latim, Tenebras), em que habitam significados próprios de imaginários do mal e da escuridão. Trevas é um filme que busca a "claridão" do oculto, o devaneio íntimo das imagens que não conhecemos, como as florestas noturnas desveladas e os grãos de uma superfície viva vista de perto. A partir dessas ambições e de uma vontade de exprimir cinematograficamente sensações, imaginários e um universo afetivo íntimo e autêntico, a história de Trevas se apresenta de maneira simples, porém com bastante apreço pela forma narrativa e política dos corpos viventes.

Valdo tem cerca de 30 anos, um pouco mais velho que Camilo. A história que vemos é um fragmento de vida dos dois num novo lugar. Recém-chegados nessa cidade do interior, Valdo e Milo vão usufruir do desconhecido, dessa presença ao redor. Durante 3 dias, os dois vão andar pela cidade, pelas estradas de terra que os levarão aos rios, florestas e cachoeiras. Milo com sua filmadora procura captar em zoom as imagens que o cerca, as expressões e gestos do amado. Valdo gosta de estar com Milo entre o verde das folhas e o vermelho da terra, as mesmas cores que habitavam sua vida até os 18 anos, quando morava com os pais num sítio.

É certo que o cinema quase sempre fez uso de um véu sobre a natureza íntima do corpo e do cotidiano. A transparência desse véu é uma variante que muda conforme a imagem que se cria, o conhecimento que se dá a ver, uma existência que se forma. Quando a banalidade se torna uma imensidão, a imagem cinematográfica trata de enquadrá-la como arte contemporânea, estéticas e estilos de representação se criam, a vida se (re)valoriza. Assim, o banal é potencializado e também a intimidade do cotidiano. Pensamos agora em poéticas do cotidiano que borram as fronteiras entre o extraordinário e ordinário, o realismo naturalista e o fantástico.

Em Trevas, a ausência de conflitos clássicos e de complexos quebra-cabeças dá lugar ao excesso do banal. Um banal onde toda ação é um acontecimento. Os personagens se movem, vivem, sentem, amam. As imagens constroem uma política da legitimidade, a qual dá um direito de existência às experiências dos personagens.

O processo criativo do filme conta com uma página na internet como mural de referências livres - curtatrevas.tumblr.com -, onde não só imagens são colocadas, como também frases de motivação, citações que possam servir de guia para o universo do filme. Também temos uma página no facebook. Vocês podem curtir aqui - https://www.facebook.com/pages/Trevas/626090414085601?fref=ts

Quem somos e parcerias de criação

Somos uma equipe calorosa em que todos estão participando diretamente da criação do filme com muita dedicação e troca. Apesar da divisão em funções, optamos por um processo criativo que exige de cada membro suas ideias, sugestões, desafios e questionamentos. 

Temos um forte vínculo com amigos do curso de Cinema da UFF que nesse momento estão em mobilidade no curso de Cinema da UFC (Fortaleza). São eles Bruno Cunha, Helena Lessa, Jorge Polo e Petrus de Bairros. Propomos a eles a realização de uma cena importante para o filme (um insert), deixando-os bastante livres para abstrair nas intenções. 

Além dessa parceria, também contamos com Helena Lessa e Jorge Polo como nossos desenhistas para a criação temática das recompensas aos colaboradores! Só tem coisa incrível!

Vocês podem ver um pouco do que já está sendo feito e conhecer as estampas das camisetas aqui - www.curtatrevas.tumblr.com/recompensas

Agora, a equipe

Direção | WILL DOMINGOS

Elenco | ANDRÊAS GATTO (Nivaldo) | LUCAS NASCIMENTO (Camilo)

Direção de Produção | BEATRIZ MASCARI

Produção executiva | ANDRÉ LUIZ BOTELHO

Equipe de Fotografia | VERA BELCHIOR, LUCAS ANDRADE, PEDRO LESSA

Fotografia Adicional | BRUNO CUNHA | HELENA LESSA | JORGE POLO | PETRUS DE BAIRROS

Direção de arte e Figurino | LUCIANO CARNEIRO

Equipe de som | TOMAZ GRIVA, FABRICIO RODRIGUES

Assist. de direção e Preparação de elenco | LIHEMM FARAH

Maquiagem | LIHEMM FARAH

Assist. de produção | LUCIANO CARNEIRO

Desenho de som e Trilha sonora | PEDRO DRUMOND

Edição | RODRIGO PINTO

Finalização e Projeto gráfico | LEANDRO DAS NEVES

Alguma dúvida?

Se as informações acima não ajudarem, você pode entrar em contato com o autor do projeto diretamente.