FAQ |

FAQ - Perguntas Frequentes


Oi! Somos a Benfeitoria, uma empresa social fundada em 2011 no Rio de Janeiro. Criamos "experimentos colaborativos", que são plataformas, ferramentas ou conteúdos que nos ajudam a realizar projetos de impacto juntando pessoas incríveis. O nosso primeiro experimento foi uma plataforma de crowdfunding, o financiamento coletivo. Lá, pessoas comuns ajudam projetos a ganharem vida!

O Recorrente é parecido, mas se propõe a ser uma plataforma para apoiar de forma contínua essas iniciativas transformadoras.

Além disso, tem o Rio+, que é uma ferramenta de prototipação de ideias criativas na cidade. O cidadão dá uma ideia e, se ela for escolhida, a gente testa ela na rua como protótipo!

O Reboot é um festival de wikinomia, realizado pela primeira vez no Rio em novembro de 2014.
Temos também o UFC, "Universidade do Financiamento Coletivo" - um curso online e gratuito sobre crowdfunding com tudo que você precisa saber para tirar seu projeto do papel!
Queremos fomentar uma cultura e uma economia baseada no cuidado, na criatividade e na colaboração. Queremos influenciar comportamento, provocar, colocar as pessoas fora da zona de conforto, desafiar o óbvio e quebrar padrões.
Não seria muito mais excitante viver num mundo onde a gente conseguisse se conectar de um jeito fácil com iniciativas com propósitos que nos representam? A gente também acha. Só por isso que estamos aqui.
Com a sua ajuda. Conectando você e outras pessoas incríveis a projetos que fazem diferente e fazem a diferença.

O site funciona como um ponto de encontro virtual entre pessoas que precisam de recursos para viabilizar um projeto e pessoas comuns dispostas a contribuir.

Essa dinâmica, usada pelas principais plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding) do mundo, é a evolução da boa e velha vaquinha - mas com algumas diferenças que tornam o processo mais interessante:
1) É tudo ou nada
Todo projeto tem uma meta e um prazo de arrecadação pré-definido (ex. arrecadar R$ 5 mil em 60 dias).
Se a meta for batida, o Realizador recebe o dinheiro e o projeto é realizado. Se não for, todos os colaboradores recebem seu dinheiro de volta. Ou todo mundo ganha, ou ninguém perde.

2) A relação é ganha-ganha
O Realizador oferece uma recompensa para cada colaboração. Para cada opção de apoio você ganha algo, que pode ser um agradecimento, um brinde, uma experiência exclusiva...
Publicar um projeto na benfeitoria é gratuito!

Projetos bem sucedidos pagam apenas as taxas de transação financeira, que giram em torno de 4%.

Em geral, além das taxas financeiras, as plataformas cobram comissão de 5-15% do valor arrecadado pelo uso da ferramenta - e outras ainda cobram pela consultoria para a construção do projeto.

A Benfeitoria não cobra comissão, mas você pode optar por fazer uma contribuição voluntária para a plataforma quando o seu projeto for bem sucedido. Mas só se tiver gostado da experiência com a nossa equipe e achar que vale a pena!
Ou todo mundo ganha, ou ninguém perde. Essa é a regra!

Ou seja, se o valor arrecadado não superar a meta, que é o valor mínimo para realizar o projeto, o dinheiro volta para os colaboradores. Não tem risco de investir em uma ideia e ela sair capenga por falta de grana!

Mas se a meta é atingida podemos comemorar \o/ afinal o projeto sairá do papel e tod@s receberão as suas recompensas :)
Uma boa recompesa é um incentivo poderoso e podem ser cruciais para transformar intenção em ação na hora de colaborar.

Elas podem ser simbólicas (como um e-mail de agradecimento ou créditos em um filme), produtos (uma camiseta, uma caneca ou até mesmo o produto financiado) ou experiências (visita ao camarim, jantar, ter seu nome no personagem de um livro…).

É importante ressaltar que não é permitido oferecer recompensas que prometam ganho financeiro em contrapartida, como é feito empréstimos ou investimentos. Na Benfeitoria, as transações são caracterizadas legalmente como doações, pré-vendas ou troca.

Também não é permitido oferecer recompensas que envolvam sorte, como sorteios e rifas, pois precisariam de autorização da Caixa Econômica Federal.
O Crowdfunding é uma eficiente, envolvente e divertida maneira de arrecadar recursos para viabilizar projetos. Mas não é só isso. Também é uma ótima ferramenta para:
  • Pré-vender produtos e serviços: uma vez que pode-se oferecer como recompensa o próprio objeto de venda, que só precisará ser produzido/realizado após a arrecadação.
  • Divulgar: através de ferramentas de compartilhamento e divulgação de projetos
  • Testar conceitos e reduzir risco de inovações: avaliando a receptividade da sua idéia antes de investir nela
  • Envolver o público: permitindo uma aproximação entre criadores, autores, artistas com seus fãs e público em geral, que se sentem parte da realização
  • Gerar experiências únicas: oferecendo recompensas diferenciadas aos colaboradores
Todo projeto que tenha interesse coletivo, promova impacto positivo e cuja proposta se beneficie (e seja viável) por essa dinâmica de crowdfunding - o que vai depender da sua relevância, credibilidade e força de divulgação.

Queremos projetos de cultura, esporte, meio-ambiente, tecnologia, design… Tudo que que gera um impacto positivo e coletivo!

Na Benfeitoria não é possível publicar projetos de cunho estritamente pessoal, nem totalmente comercial, assim como projetos de promoção religiosa, nem politico-partidários.

E aí, o seu projeto se enquadra na plataforma?! Claro, né? :)

Então envia pra gente um resumo do seu projeto por esse breve formulário que responderemos em até 3 dias com todas as dicas para colocar no ar!
Depende. Sim, sabemos que é uma resposta chata, mas realmente depende de vários fatores, como o seu tipo jurídico, o lugar onde você mora, o tipo de projeto, como o dinheiro será usado...

Algumas vezes o valor será taxado, outras vezes deverá ser incluído na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Como cada caso é um caso, o ideal é sempre conversar com alguém da sua confiança: um contador ou um advogado, de preferência. Aí você pode entender exatamente onde se encaixa.
Não é necessária a presentação de contas na nossa plataforma, mas o ideal é que após o recebimento do valor arrecadado e durante a execução do seu projeto seja mantido um contato direto e constante com os colaboradores para informá-los.

É legal usar a área de novidades da plataforma - mesmo depois do fim da arrecadação - para manter um registro que todo mundo pode acompanhar, não acha? :)
É necessária a preparação de alguns materiais para publicar uma campanha na plataforma:

Um vídeo explicando o seu projeto e a dinâmica do crowdfunding, um texto para se aprofundar ainda mais nos pontos do seu projeto, uma imagem de capa, frase de resumo e as recompensas.

Para começar a preparação da sua campanha é só cadastrar o projeto na nossa plataforma, que a nossa equipe vai entrar em contato com todas as orientações para a elaboração desses materiais!
Se o seu projeto for bem sucedido (e a gente sabe que será), a nossa equipe entrará em contato para orientar os próximos passos, mas já adiantamos que é bem simples! :)

Para receber o valor arrecadado, você deve criar uma conta na Moip e no Paypal (caso haja contribuções internacionais). As contribuições serão transferidas para a conta criada e, após a realização dessa transação pela Benfeitoria, você só precisa transferir o valor para a sua conta bancária. Aah, todas essas transações são simples e online ;)
Já escolheu o projeto que quer apoiar? É só entrar na página e escolher sua recompensa do lado direito da tela.

Você vai ser direcionado pelo fluxo do site preenchendo seus dados de cadastro e de pagamento… e pronto!
Sim, você pode contribuir em nome da sua empresa! A exibição da colaboração funciona da mesma forma das pessoas físicas: uma imagem (logo) aparecerá na área de benfeitores do projeto.
A Benfeitoria, assim como as demais plataformas, não se responsabiliza pela veracidade das informações nem pela realização do projeto, por isso indicamos que os realizadores mostrem credibilidade através de vídeo, redes sociais, fornecendo seu contato etc.

De qualquer maneira, recomendamos que você busque referências do projeto e sobre o seu realizador através de sites, redes sociais ou até mesmo fontes em comum.

É claro que, se tivermos qualquer suspeita sobre isso, vamos tomar todas as ações necessárias!

Se ainda tiver dúvida, envie um email para o Realizador com suas dúvidas. O contato direto e pessoal é o jeito mais fácil!
O serviço de pagamento é feito por integradoras financeiras: a MoIP e o Paypal.

As alternativas de pagamento são Cartão de Crédito, Boleto Bancário e Débito em Conta, todos oferecidos pela Moip. O serviço do PayPal é usado em caso de cartões internacionais.
As transações são feitas pela Moip ou pelo Paypal, empresas especializadas de soluções de pagamentos online, com uma sofisticada tecnologia que possibilita que as transações realizadas na Benfeitoria sejam seguras.

No caso dos pagamentos nacionais, utilizamos o recurso de checkout transparente da Moip. Todos os dados de pagamento são transmitidos diretamente para os servidores da Moip de forma segura e não ficam armazenados nos nossos servidores em nenhum momento.
As cobranças são feitas no momento da colaboração pelo site.

Se, ao final do prazo de arrecadação, o projeto não atingir a meta, o valor será devolvido a todo mundo que colaborou.

Neste caso, a forma de devolução depende do meio de pagamento que você usou.

Para colaborações feitas por cartão de crédito, um estorno será estornado na fatura do mês seguinte. Para colaborações feitas por outros meios, você deve abrir uma conta Moip e faremos o repasse do dinheiro em até 15 dias. De lá, você pode transferir o dinheiro para o seu banco.

Mas não se preocupe! A gente torce e trabalha duro pra que isso nunca precise acontecer, mas se for necessário, a gente vai te orientar sobre o reembolso.
Quando você contribui com um projeto um projeto, você se compromete com o Realizador, que passa a contar com sua contribuição. Mas, se ainda assim, você precisar cancelar, envie um email com seu pedido para contato@benfeitoria.com, que procederemos com o cancelamento, desde que feito dentro do período de arrecadação. Após esse período, se o projeto for bem sucedido, o dinheiro será transferido para o Realizador e o cancelamento não será mais possível.
Existe um tempo entre o pagamento ser realizado e confirmado pela integradora financeira. Normalmente é bem rápido, mas às vezes pode atrasar um pouco por causa do banco ou de alguma análise extra que eles julguem necessária.

No caso dos cartões de crédito, o prazo padrão é até 48h. No caso de débito em conta, até 5 horas e no caso do boleto, até três dias úteis depois do pagamento.

Se você realizou o pagamento e recebeu o email de confirmação, mas sua contribuição não apareceu na plataforma, verifique no seu banco se houve de fato o débito.

Se houve, por favor, entra em contato com a gente pelo email contato@benfeitoria.com.
Serão enviadas informações ao dono do projeto apenas se o projeto for bem sucedidos: o nome, e-mail, valor da contribuição, além do CPF ou CNPJ, para eventual necessidade de declaração de IR.
Isso varia de acordo com cada projeto, afinal a entrega das recompensas é responsabilidade do realizador, que têm suas questões específicas.

A Benfeitoria sempre incentiva aos realizadores a manterem os colaboradores informados através da área de novidades do projeto e por e-mail. Afinal, nada mais justo do que a transparência e planejamento em relação a quem foi fundamental na viabilização da iniciativa!
O Realizador entrará em contato com você por email para requisitar informações necessárias para combinar a entrega das recompensas. Ou seja, mantenha o seu endereço de email e seus dados atualizados na plataforma!

Vale lembrar que os Realizadores são inteiramente responsáveis pelo cumprimento das promessas feitas por eles em relação às recompensas.
Ainda não! :(

Adoraríamos que fosse possível, porém as contribuições realizadas na plataforma não se enquadram nas exigências para serem abatidas no Imposto de Renda.