Campanha não financiada
Finalizada em 24/05/2019
Cartas para Gonzaguinha - O Musical
"Cartas para Gonzaguinha" é um musical autoral, resultado de uma prática de montagem promovida pelo CEFTEM (Centro de Estudos e Formação de Teatro Musical).
Cartas para Gonzaguinha - O Musical
"Cartas para Gonzaguinha" é um musical autoral, resultado de uma prática de montagem promovida pelo CEFTEM (Centro de Estudos e Formação de Teatro Musical).
Meta Tudo ou nada
R$ 5.000
arrecadados
50%
da meta 2
10
Benfeitores
Cartas para Gonzaguinha
3 criada(s)
Meta Tudo ou nada
R$ 5.000
arrecadados
50%
da meta 2
10
Benfeitores
Cartas para Gonzaguinha
3 criada(s)
Campanha
Recompensas
Metas
Novidades
0
Comentários
Benfeitores

BEM-VINDX ao nosso projeto do Benfeitoria.

A gente queria explicar direitinho o porquê sua ajuda é TÃO importante pra esse projeto!

O PROJETO

"Cartas para Gonzaguinha" é um musical autoral, resultado de uma prática de montagem promovida pela CEFTEM (Centro de Estudos e Formação de Teatro Musical).

O musical se passa no início da década de 80, primeiros passos rumo à redemocratização do Brasil, tempo de uma das piores crises econômicas do país. As músicas de Gonzaguinha narram a luta de José e de outros funcionários de uma fábrica ameaçados de perderem seus empregos. Falta não só dinheiro, mas também liberdade e direito.

Nessa época, Gonzaguinha pediu ao público que lhe enviasse cartas respondendo à seguinte (profunda e simples) pergunta: O que é a vida?

As muitas respostas culminaram na composição de um dos maiores sucessos de sua carreira. A pergunta ecoa também na trajetória dos personagens dessa história musicada. É através das relações que se estabelecem ali e dos dramas pessoais dos funcionários da fábrica, que vemos a imensidão de soluções que cada um encontra para enfrentar os obstáculos que a vida apresenta.

A  reviravolta no cenário político brasileiro e as recentes eleições, trouxeram o debate sobre aquilo que não se discutia à boca e às telas de todos.

"Cartas para Gonzaguinha" tem o potencial de alcançar jovens, adultos e idosos, não somente por trazer à memória (e aos ouvidos) este grande ícone da música popular brasileira, mas também por iluminar uma época de nossa história que tem sido constantemente citada: a ditadura e a redemocratização do país.

Um elo realidade e ficção, com músicas engajadas e canções de amor, o espetáculo traz reflexão e leveza, ao convidar os espectadores a repetir que mesmo sabendo que a vida devia ser bem melhor

(e será!)

é bonita, é bonita e é bonita !

 

A real é que o espetáculo fala de mim, de você, de quem conhecemos, enfim, fala da vida cotidiana do brasileiro e da batalha diária, seja no trabalho, seja na vida familiar, seja no relacionamento amoroso, ele fala sobre TODOS NÓS. Por isso ele é unipessoal e atemporal.

 

Siga o instagram @cartasparagonzaguinha

 

SERVIÇO

Cartas para Gonzaguinha

Teatro Riachuelo (Rua do Passeio, 38/40 - Centro, Rio de Janeiro)

Novas apresentações em Abril

Classificação indicativa: 16 anos (contém palavras inapropriadas e cenas de agressão)

 

CROWDFUNDING

Fazer um musical tem muitos custos (microfones, sonorização, caixas de som, cabos, equipamentos de luz, mesa de operação) e nessa época de escassez de apoios de empresas e do governo é com a sua participação que poderemos dar longa vida a CARTAS PARA GONZAGUINHA - O MUSICAL.

O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é um novo modelo econômico que ganhou força nos últimos anos a partir de uma ferramenta online que ajuda produtores - designers, inventores, artistas e profissionais de muitos outros setores - a financiar os seus projetos de forma independente e baseado na participação do coletivo.

Ele funciona em cima de dois pilares principais: o APOIO e a RECOMPENSA. Você apoia o projeto com uma quantia prevista e recebe uma recompensa de acordo com esse valor. E tudo isso com o respaldo de uma ferramenta simples e segura, o Benfeitoria, plataforma selecionada por nós para apoiar o projeto.

 

TUDO OU NADA

O Benfeitoria funciona no esquema TUDO OU NADA. E o que isso quer dizer? O projeto só vai receber a quantia disponibilizada pelos apoiadores caso o projeto atinja 100% DA META. Caso contrário, o dinheiro é devolvido ao apoiador.

É importantíssimo ressaltar esse ponto pois dessa forma o apoiador pode ter a certeza que o produto (no caso, a montagem da nossa peça) vai ser entregue mediante a validação da sua contribuição. Por isso também é muito importante que todos se mobilizem para ajudar - não apenas apoiando financeiramente, mas divulgando o projeto também!

Vale sempre lembrar que ajudando o projeto, vai estar ajudando os artistas que participam dele a levar esse grandioso musical autoral e totalmente inédito para o palco além de ajudar, indiretamente, a gerar diversos empregos, por meio das pessoas que, indiretamente, ajudam e apoiam para que o mesmo ocorra, como a equipe de figurino, cenário, montagem e desmontagem, frete e etc. Além de estar apoiando a cultura nacional nas suas mais múltiplas faces, com a valorização de um grande e imortal artista brasileiro.

Contamos com o seu apoio: admirador de teatro musical, profissional da área, incentivador, docente, estudante, para a valorização e divulgação deste projeto.

 

RECOMPENSAS

- Ingressos para o espetáculo

- Caneca personalizada

- Camisa personlizada

- Sarau com o elenco do espetáculo "Cartas para Gonzaguinha, o musical" + bate papo com Rafaela Amado (diretora da peça), e João Bittencourt (idealizador e diretor musical), Nanan Gonzaga (pesquisadora, assistente de direção e produção) e Tiago Rocha (autor).

 

Como posso retirar minhas recompensas?

Existem duas opções para facilitar a todos.

Você pode retirar diretamente em nosso espaço, situado na Rua Santo Amaro, n°4, sala 301, Glória, Rio de Janeiro/RJ – 22.270-070 (Pertinho do Metro – Estação Glória), ou poderá retirar em qualquer dia de espetáculo no próprio Teatro quando for nos assistir, só procurar a produção que estará recepcionando o público.

Qualquer dúvida pode entrar em contato diretamente conosco através de nosso email omusicalgonzaguinha@gmail.com .

 

OBJETIVOS

  1. Realizar a apresentação do espetáculo no mês de abril de 2019 no Teatro Riachuelo, um grande e importante teatro no cenário cultural carioca;
  2. Fomentar o mercado da cultura e produção teatral realizado independentemente, sem o apoio das leis de incentivo federal, estadual ou municipal;
  3. Incentivar a formação de público para o teatro musical, cultivando o hábito dos que já os frequentam e criando naqueles que ainda não tem grande ou nenhum contato com o gênero;
  4. Promover a cultura brasileira, por meio de artistas nacionais falando sobre um ícone da música brasileira;
  5. Contratação de mão de obra direta e indireta

Sobre o CEFTEM

Com a crescente do mercado musical no brasil, tem crescido também a necessidade por profissionais sempre mais capacitados, sejam os artistas, que precisam saber cantar, dançar e atuar, sejam os demais profissionais envolvidos em todo o processo de uma produção profissional, como figurinistas, cenógrafos, produtores, músicos, dentre outros tantos, que só tem se beneficiado com a grande leva de empregos que esse mercado tem gerado, fazendo crescer, assim, as oportunidades de trabalho.

Observando a necessidade de uma instituição especializada no ramo de preparação e formação de atores completos (que saibam cantar, dançar e atuar) e competentes é que surge o CEFTEM.

O CEFTEM é uma escola especializada no ensino de teatro musical e na montagem de espetáculos com padrão de qualidade dos grandes musicais.

Reunindo em seu corpo docente os melhores profissionais do gênero, a instituição é capaz de formar artistas altamente qualificados nos três segmentos artístico, fazendo com que seus alunos vivam, diária e intensamente a experimentação e imersão dos três ramos de maneira conjunta, que é exatamente o grande diferencial do musical, onde a música se integra na dramaturgia, trazendo a dança para finalizar e complementar os outros dois.

Seu corpo docente conta com professores de grande renome como o Reiner Tenente, considerado uma grande revelação do teatro musical brasileiro, tendo participado de musicais como “Tim Maia – Vale Tudo, o musical” e “Cantando na Chuva” ao lado de nomes como Jarbas Homem de Mello e Cláudia Raia, preparou o elenco de “Rock In Rio – o musical” e “Cazuza – o musical”, tendo ainda dirigido os musicais “Ordinary Days”, onde foi indicado para o prêmio Botequim Cultural, e “Só Por Hoje”, inspirado em sua mãe; João Fonseca, que assina musicais como “Tim Maia – Vale Tudo, o musical”, “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz”, “Cássia Eller – o musical”, “Bilac Vê Estrelas”, que lhe rendeu o prêmio Shell de melhor diretor, “Gota D’água”, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Contigo de Teatro e ao prêmio APTR também como melhor diretor, dentre outros; Tony Lucchesi, que estrelou produções como “Beatles num céu de diamantes”, “Se eu fosse você – o musical”, “60! Década de arromba – doc. Musical”, tendo assinado a direção musical de espetáculos como “Rapsódia – o musical”, “Vamp, o musical”, “Bibi, uma vida em musical”, que lhe rendeu os prêmios Bibi Ferreira e Reverência no ano de 2018, além de ser arranjador vocal das edições do programa “The Voice Brasil” da TV Globo; Victor Maia, que atua como coreógrafo do quadro “Lata Velha” do programa “Caldeirão do Hulk”, além de ter participado como preparador corporal e coreógrafo do quadro “Artista Completão” do programa “Domingão do Faustão”, no teatro musical estrelou produção como “Quase Normal” (“Next to normal”), que lhe rendeu duas indicações ao prêmio Bibi Ferreira como melhor ator coadjuvante, “Alô Dolly”, foi aprovado pela T4F para integrar o elenco brasileiro da montagem de “O Rei Leão” no papel de “Timão”, produziu, co-dirigiu e atuou por 4 anos a comédia musical “O Meu Sangue Ferve Por Você; dentre outros grandes nomes do mercado nacional.

Dentre suas últimas realizações estão musicais como “Pequena Miss Sunshine”, “O Grande Circo Místico”, “O Anti Musical – o musical”, “Só Por Hoje”, “Godspell” e “Gota D’água”.

 

ELENCO

Zé: Marcelo Alvim

Luzia: Sarah Plutarcho

Tadeu: José Guerra

João: Celso Luz

Dona Geraldina: Margot Mello

Tavinho: Matheus Vieira

Lívia: Gabi Mello

Nana: Marcella Bártholo

Dona Solemar: Joana Mendes

Supervisor Moraes: Eduardo Barbuto

Léia: Laura Canabrava

Chico: Mateus Faissal

Rosa: Thaís Ricardo

Nelson: Jeff

Elisabeth: Isis Botelho

Nina: Ana Lobo

Dalva: Diana Cataldo

Valdir: Wagner Café

Matilda: Luna Kruschewshyh

Moleque: Caio Nery

Secretário: Filipe Vigo

Jornalista Júlia de Sant’anna: Clarice Cardoso

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO E DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Rafaela Amado

DIREÇÃO MUSICAL, ARRANJOS E IDEALIZAÇÃO: João Bittencourt

TEXTO: Tiago Rocha

PESQUISA DE DRAMATURGIA: Nanan Gonzaga

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Reiner Tenente

PRODUÇÃO EXECUTIVA: CEFTEM

CENOGRAFIA: Nello Marrese

ILUMINAÇÃO: Luis Paulo Neném

FIGURINO: Valéria Stefany

 

ORÇAMENTO

(Os custos aqui apresentados são tão somente os custos e produção da montagem do espetáculo)

Pra ser completamente transparente a gente explica um pouco melhor aqui embaixo o gráfico de cima ó!

* 84% - essse vem diretamente pra gente mesmo, REAL OFICIAL. Aqui estão inclusos o que a gente vai gastar com cenário, figurino, equipamentos, equipe técnica e aluguel de luz e som. Basicamente o básico. Tudo aquilo que a gente precisa MESMO pra erguer a peça.

* 5% - que sãodirecionados a produção das recompensas que oferecemos pra vocês que colaboraram.

* 11% - já esse último valor aqui, fica pro benfeitoria mesmo. É a taxa que o site aplica para realizar esse serviço que conecta todxs nós!

 

Se você tiver qualquer dúvida, fala com a gente? A gente promete ser transparente !


Recompensas oferecidas
Como essa campanha já foi finalizada, as recompensas não estão mais disponíveis.