Campanha não financiada
Finalizada em 13/03/2017
Instituto Piano Brasileiro
O Instituto Piano Brasileiro tem como objetivo resgatar e preservar as tradições pianísticas brasileiras.
Instituto Piano Brasileiro
O Instituto Piano Brasileiro tem como objetivo resgatar e preservar as tradições pianísticas brasileiras.
Meta Recorrente
Alexandre Ferreira de Souza Di...
1 criada(s)
Meta Recorrente
Alexandre Ferreira de Souza Di...
1 criada(s)
Campanha
Valores de assinaturas
Metas
Novidades
7
Comentários
Benfeitores
Próxima
Meta 1 - R$600
Com este valor mensal, conseguiremos: 1) cobrir os custos básicos de manutenção do site; 2) garantir uma publicação diária em nossa página no facebook (www.facebook.com/InstitutoPianoBrasile

ATENÇÃO: MIGRAMOS PARA O CATARSE! PARA SE INSCREVER, ACESSE ESTE LINK: https://www.catarse.me/institutopianobrasileiro


O que é
O Instituto Piano Brasileiro (IPB) é um centro de pesquisas comprometido com o resgate e divulgação das ricas tradições pianísticas brasileiras. Foi criado em 2015 pelo pesquisador e pianista Alexandre Dias, e tem se destacado como uma referência para profissionais como pianistas, estudantes, professores e pesquisadores. Em 2017, ganhou o Prêmio APCA na categoria “Projeto musical”, e tem recebido grande destaque na imprensa.


O que fazemos
O IPB tem se especializado na digitalização de grandes acervos, trazendo à tona documentos raros como partituras manuscritas, fotos, gravações, programas de concerto, e informações detalhadas sobre as carreiras de pianistas e compositores brasileiros. No site www.institutopianobrasileiro.com.br , estão disponíveis grandes bancos de dados com fontes primárias para pesquisa, e, em nosso canal no youtube, é possível acessar raras gravações que destacam o rico legado pianístico do Brasil. Nas redes sociais, fazemos um trabalho contínuo de divulgação de itens raros e curiosidades.


O que os assinantes recebem
Tornando-se assinante do IPB, você receberá a cada mês um álbum digital (em pdf) com 10 partituras raras, cuidadosamente escolhidas de nosso acervo, que revelam preciosidades do repertório brasileiro. Além disso, você estará contribuindo para que ampliemos nossos trabalhos, preservando e divulgando cada vez mais materiais inéditos relativos à cultura pianística brasileira. 

--

 

  

Trechos de matérias sobre o IPB na Revista Concerto (janeiro de 2018) e Estadão (agosto de 2018).

O Instituto Piano Brasileiro (IPB) foi fundado em agosto de 2015 pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, com o objetivo de atuar no resgate e divulgação das ricas tradições pianísticas brasileiras, em toda sua complexidade. O portal www.institutopianobrasileiro.com.br é onde disponibilizamos nossas bases de dados, que englobam diversas facetas do piano brasileiro, incluindo uma enciclopédia, discografias, catálogos de partituras, linha do tempo, imagens, biblioteca e um blog. O IPB também existe na forma de uma página no facebook, um canal no youtube, um acervo físico, uma editora, e uma sala comercial, que será inaugurada em 2018.

Realizamos um trabalho intenso que consiste na digitalização de acervos e disponibilização online de fontes primárias de pesquisa, editoração e revisão de partituras brasileiras, disponibilização de gravações raras, geração de vídeos com partituras brasileiras sincronizadas com o audio, divulgação de notícias relacionadas ao mundo do piano, entrevista com pianistas, e geração de conteúdo online, disponível em nossos bancos de dados para consulta pública. Também temos como objetivo produzir pesquisas inéditas a partir de todo este material, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre o piano no Brasil.

Buscamos enxergar o Piano Brasileiro de maneira completa, desde suas primeiras manifestações no início do século XIX até a música que é composta hoje, passando pelas diversas nuances do piano erudito e do piano popular. Nossa atenção é voltada tanto para compositores como para pianistas, buscando trazer à tona suas carreiras e sua produção. 

Nós percebemos que há dois polos importantes que se comunicam pouco no Brasil: de um lado há um rico manancial de obras brasileiras compostas para piano, muitas das quais ainda inéditas em gravação, publicação, ou mesmo que ainda não foram estreadas. De outro lado, temos vários dos maiores pianistas do mundo, sendo a atual geração uma das mais impressionantes. Porém observa-se que nossos cursos de música ainda possuem uma matriz essencialmente europeia, sendo mais comum ouvir nossos pianistas interpretando obras de Chopin, Beethoven, e Schumann, do que de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e Radamés Gnattali. O IPB tem como objetivo construir uma ponte entre estes dois polos, trazendo ao conhecimento de nossos pianistas este rico manancial que é o piano brasileiro, seguindo uma proposta multi-facetada, mostrando nosso passado glorioso, e a produção pujante que existe hoje. 

Nosso trabalho também é voltado para pesquisadores, profissionais da mídia e o público geral interessado, além de funcionar como um estímulo para aqueles que ainda não tiveram contato com o universo do piano brasileiro, e tenham curiosidade em conhecer mais a respeito.

Em 2017, o IPB recebeu o Prêmio APCA na categoria "Projeto musical", destacando o tabalho do instituto em nível nacional.


Uma das fotos históricas que disponibilizamos, evidenciando de grandes pianistas brasileiros
Sentadas, da esquerda para a direita: Felicja Blumental, Guiomar Novaes, Yara Bernette e a pintora Tarsila do Amaral. Em pé, da esquerda para a direita: Anna Stella Schic, Souza Lima (atrás de Guiomar Novaes), o professor José Kliass (atrás de Yara Bernette), Gilberto Tinetti, Annete Celine (filha de Felicja), José da Silva Martins (com o rosto parcialmente encoberto, pai de João Carlos Martins), Markus Mizne (esposo de Felicja), João Carlos Martins e Odette Faria. 

Outra missão do IPB é a digitalização de grandes acervos de partituras e documentos históricos ligados a pianistas brasileiros. Mantemos um vasto acervo físico formado por doações e aquisições próprias, contendo manuscritos, edições raras de partituras, LPs, CDs, fitas-rolo, programas de concerto, livros e revistas, recortes de jornal, fotos originais, e documentos diversos. Nossa meta é digitalizar todo nosso acervo físico e divulgar os arquivos em nosso site, observando-se os direitos autorais. 

 
Manuscritos originais (autógrafos) de Villa-Lobos e Francisco Mignone presentes no acervo do IPB

Com isto pretendemos consolidar e manter a memória musical brasileira, com enfoque no piano, oferecendo uma base de pesquisas robusta para músicos, pesquisadores, profissionais da mídia, pianófilos em geral, além de funcionar como um estímulo para aqueles que ainda não tiveram contato com esse rico universo, e que tenham curiosidade em conhecer mais a respeito.

O site foi inaugurado em agosto de 2015, e vem se mantendo de maneira independente. Dado o enorme volume de materiais e informações a serem acrescentadas, faz-se necessária a busca por financiamento para custear a manutenção e atualização da base de dados. Na medida em que conseguirmos financiamento, será possível atualizar cada uma das seções do portal, acrescentando dados aos catálogos de discos, partituras, linha do tempo, enciclopédia, imagens, biblioteca e blog. Além disso, poderemos produzir pesquisas inéditas, e gerar novas edições de partituras de compositores cuja obra estiver em domínio público.

A contribuição pode ser feita com qualquer quantia - o valor escolhido será cobrado automaticamente a cada mês, por cartão de crédito ou paypal.


Próxima
Meta 1 - R$600
Com este valor mensal, conseguiremos: 1) cobrir os custos básicos de manutenção do site; 2) garantir uma publicação diária em nossa página no facebook (www.facebook.com/InstitutoPianoBrasile
Recompensas oferecidas
Como essa campanha já foi finalizada, as recompensas não estão mais disponíveis.