Músicos por um Mundo Melhor
Ajuda emergencial para músicos que, impedidos de trabalhar, precisam sustentar suas famílias enquanto tentam construir um mundo melhor através da música.
Projeto por: Robson Carvalho Machado
Robson Carvalho Machado

Músicos por um Mundo Melhor
Pensando no assustador cenário que o mundo enfrentae na aflição que isso traz à sociedade, no início de abril, um grupo de 50 músicos brasilienses, ou que adotaram a cidade em seus corações, se desafiou a criar, de dentro de suas casas, um videoclipe que leve esperança e motivação e inspire a sociedade a construir um mundo melhor.
Mas a quarentena obrigou o musico, que depende de estar nas ruas para sustentar a família, a buscar recursos, mesmo fora da música, impedindo muitos de participarem. Mesmo com cada um tentando ajudar ao outro, isso tem sido insuficiente, e nossa única opção é pedir o apoio da sociedade.
São muitas famílias passando por dificuldades. O que parece pouco para uns é muito para outros e cada pequena ajuda é mais um passo que nos aproxima do final da jornada.
A Proposta
O Brasil e o mundo enfrentam um assustador cenário desenhado pela pandemia causada pelo vírus COVID-19 e pelas consequentes crises sanitária, social, política e econômica que se formaram e que prometem perdurar gerando consequências ainda por algum tempo.
A ideia desse projeto musical foi proposta por Robson Machado, músico brasiliense, e foi feita em 03 de abril de 2020 ao grupo formado pela comunidade de músicos BSB Music, quando, ao analisar o cenário atual, as aflições impostas à sociedade nesse momento e as perspectivas de que há muita luta pela frente, lançou o desafio de que essa comunidade criasse, com o auxílio dos recursos virtuais, um videoclipe que leve uma mensagem de esperança e motivação a toda a sociedade.
O projeto se iniciou informalmente por meio do próprio grupo, formado por cerca de 50 músicos que nasceram ou moram em Brasília, e por alguns outros que, após tocarem aqui, adotaram a cidade em seus corações.
As Dificuldades
O trabalho foi iniciado e rapidamente começou a ganhar participantes e apoiadores, os quais começaram a desenvolver a canção em suas casas e a compartilhar todo o material por meio da Internet, entretanto, as dificuldades impostas pela quarentena a todos os setores artísticos do país, sejam eles técnicos, comerciais ou de serviços, e em especial aos músicos, os quais dependem de estar nos bares, nas festas, nos estúdios, nas casas de shows, efim, dependem de estar nas ruas para garantirem o sustento de sua família, surgiram como uma barreira ao alcance dos objetivos propostos. Essas dificuldades, principalmente as de ordem financeira, obrigaram grande parte dos potenciais participantes desse projeto a optarem por buscar novas formas de trabalho, até mesmo fora da música, para obterem os recursos necessários à subsistência e privando-os, em um primeiro momento, da possibilidade de participação.
A Necessidade do Apoio e da Ajuda da Sociedade
Frente a esse problema, optou-se pela construção de uma versão demonstrativa do trabalho, a ser realizada apenas pelos músicos que inicialmente conseguiram se engajar ao projeto e, paralelamente a isso, iniciar a criação de um projeto formal que apresente à sociedade a missão, objetivos e metas dessa iniciativa para buscar os recursos necessários à realização do projeto junto à comunidade, às empresas e a todos que tenham condições e interesse de ajudar a construir um mundo melhor através da arte e da música.
Considerando-se os custos com os recursos técnicos necessários, serviços profissionais das áreas de áudio, vídeo e mídias digitais,e, principalmente, a remuneração dos músicos, que enfrentam dificuldades de manutenção da subsistência de sua própria fmaília, estima-se uma necessidade de arrecadação de aproximadamente R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
Dos valores arrecadados será feito o provisionamento de no máximo 10% para pagamento dos custos de produção, recursos técnicos e das contratações dos serviços profissionais de áudio, vídeo e mídias digitais, e o saldo será dividido igualmente entre os músicos que tiverem efetiva participação na composição (letra e música) e na performance (cantores e instrumentistas que participaram da gravação dos áudios e videos).
Desenvolvimento do Projeto
O desenvolvimento e documentação do presente projeto é uma iniciativa solidária e gratuita, oferecida pela equipe do BSB Music Project (*) como reconhecimento à importância do projeto Músicos por um Mundo Melhor e como forma de buscar apoio junto à sociedade para ajudar à comunidade musical a obeter condições que permitam ao mesmo tempo remunerar seu trabalho e suprir as necessidades básicas de subsistência de suas famílias e o engajamento a esse importante iniciativa social.
(*) O BSB Music Project é um projeto musical, ainda em fase de elaboração na cidade de Brasília por uma comunidade formada por empresários do setor musical e músicos que têm como missão promover e estimular, com excelência simplicidade e eficiência, a cultura artística musical por meio da articulação e disponibilização de uma cadeia de recursos e soluções técnicas, acadêmicas e culturais.
Missão,Visão, Valores, Objetivos e Metas
Missão
Ajudar a construir um mundo melhor por meio da música e de estímulos áudiovisuais.
Visão
Ser uma fonte de inspiração para que a sociedade pratique mais ações pelo bem comum.
Valores
- Ética
- Integridade
- Solidariedade
- Colaboração
Objetivos
São dois os principais objetivos do Músicos por um Mundo Melhor:
1. Apresentar, esclarecer e consolidar, junto à sociedade, cinco dos principais pilares necessários à construção de um mundo melhor: visão crítica, esperança, perseverança, superação e solidariedade;
2. Transmitir uma mensagem capaz de inspirar as pessoas a construirem um mundo melhor.
Metas
As principais metas do projeto Músicos por um Mundo Melhor são:
1. Desenvolver uma canção cuja letra possa ser utilizada para inspirar a sociedade;
2. Criar uma mensagem capaz de transmitir os objetivos do projeto aos expectadores;
3. Criar os meios que permitam o engajamento da comunidade musical na criação e transmissão dessa mensagem;
4. Desenvolver um videoclipe piloto que, através da junção da letra à música e aos estímulos visuais de vídeos, textos e fotos, estimule os expectadores a serem os canais de disseminação dessa mensagem ao maior número possível de pessoas;
5. Disseminar ao máximo a distribuição do videoclipe como forma de estender o alcance de nossos objetivos.
PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa do projeto, já completada, teve como principais atividades:
- A identificação dos músicos com condições de participação nessa etapa;
- A criação e adaptação da canção;
- E a produção do protótipo do videoclipe utilizado para a sensibilização da sociedade para a importância da iniciativa.
Músicos participantes desta etapa
Os músicos que, apesar das dificuldades citadas, conseguiram se adaptar para participar da primeira etapa de arranjos e solos são:
- Dimas Andrade (guitarras) (https://bit.ly/2S9NnUW), professor e sócio da escola 10 dB Instituto de Guitarra (https://bit.ly/2SbyHEV) ;
- Eric Coelho (contrabaixo) (https://bit.ly/2W0QQGB), professor de contrabaixo e baixista;
- Eric Machado (voz/guitarra sintetizada/letra) (https://bit.ly/2VFcp0k), letrista, guitarrista e vocalista;
- Genaldo Mendonça (arranjos vocais e harmônicos e contrabaixo) (https://bit.ly/2YgGXai), professor de música e baixista;
- Ivan Silva (guitarras e co-autor da música original) (https://bit.ly/2xRSUsx), guitarrista e produtor de eventos na Esplendor Hall (https://bit.ly/2SfimiC);
- Marcio Flores (co-autor da música original) (https://bit.ly/3bIH3f0), empresário e vocalista;
- Maurício Barbosa (bateria) (https://bit.ly/3cSkswK), professor e sócio da escola de bateria Bateras Beat (https://bit.ly/2W0ODLb);
- Riba Nascimento (arranjos instrumentais e guitarras) (https://bit.ly/2Y4YKRY), guitarrista e vocalista da banda Placa Luminosa (https://bit.ly/2W3AvAN);
- Maurício de Lavenère (guitarras) (https://bit.ly/3aAUZ9u), guitarrista e professor de guitarra;
- Roberto Mendes (violões, gravação, mixagem e masterização), violonista e produtor musical no estúdio beta (https://bit.ly/3f19t67);
- Robson Machado (arranjos/voz/teclados/letra/gravação e edição de audio e video/produção) (https://bit.ly/3bJIbyK), ex-integrante da Banda Hoasis (https://bit.ly/357YmDP) e fundador da Organização Social Nação Digital (https://bit.ly/2VHblJB);
- Samuel Soares (co-autor da música original) (https://bit.ly/2VGDvUT), baixista e professor de música;
- Ticho Lavenère (co-autor da música original) (https://bit.ly/2xVoxl0), baterista e professor da Escola de Música de Brasília;
- Wagner Ribeiro (guitarras, imagens e edição) (https://bit.ly/3aFZcZt), guitarrista brasiliense responsável pelo portal Guitar Shred (https://bit.ly/2YaapPx);
A VERSÃO COMPLETA DO PROJETO PODE SER LIDA NO ENDEREÇO https://bit.ly/2SHiaZM
Robson Carvalho Machado ainda não publicou nenhuma notícia.
Músicos por um Mundo Melhor
Pensando no assustador cenário que o mundo enfrentae na aflição que isso traz à sociedade, no início de abril, um grupo de 50 músicos brasilienses, ou que adotaram a cidade em seus corações, se desafiou a criar, de dentro de suas casas, um videoclipe que leve esperança e motivação e inspire a sociedade a construir um mundo melhor.
Mas a quarentena obrigou o musico, que depende de estar nas ruas para sustentar a família, a buscar recursos, mesmo fora da música, impedindo muitos de participarem. Mesmo com cada um tentando ajudar ao outro, isso tem sido insuficiente, e nossa única opção é pedir o apoio da sociedade.
São muitas famílias passando por dificuldades. O que parece pouco para uns é muito para outros e cada pequena ajuda é mais um passo que nos aproxima do final da jornada.
A Proposta
O Brasil e o mundo enfrentam um assustador cenário desenhado pela pandemia causada pelo vírus COVID-19 e pelas consequentes crises sanitária, social, política e econômica que se formaram e que prometem perdurar gerando consequências ainda por algum tempo.
A ideia desse projeto musical foi proposta por Robson Machado, músico brasiliense, e foi feita em 03 de abril de 2020 ao grupo formado pela comunidade de músicos BSB Music, quando, ao analisar o cenário atual, as aflições impostas à sociedade nesse momento e as perspectivas de que há muita luta pela frente, lançou o desafio de que essa comunidade criasse, com o auxílio dos recursos virtuais, um videoclipe que leve uma mensagem de esperança e motivação a toda a sociedade.
O projeto se iniciou informalmente por meio do próprio grupo, formado por cerca de 50 músicos que nasceram ou moram em Brasília, e por alguns outros que, após tocarem aqui, adotaram a cidade em seus corações.
As Dificuldades
O trabalho foi iniciado e rapidamente começou a ganhar participantes e apoiadores, os quais começaram a desenvolver a canção em suas casas e a compartilhar todo o material por meio da Internet, entretanto, as dificuldades impostas pela quarentena a todos os setores artísticos do país, sejam eles técnicos, comerciais ou de serviços, e em especial aos músicos, os quais dependem de estar nos bares, nas festas, nos estúdios, nas casas de shows, efim, dependem de estar nas ruas para garantirem o sustento de sua família, surgiram como uma barreira ao alcance dos objetivos propostos. Essas dificuldades, principalmente as de ordem financeira, obrigaram grande parte dos potenciais participantes desse projeto a optarem por buscar novas formas de trabalho, até mesmo fora da música, para obterem os recursos necessários à subsistência e privando-os, em um primeiro momento, da possibilidade de participação.
A Necessidade do Apoio e da Ajuda da Sociedade
Frente a esse problema, optou-se pela construção de uma versão demonstrativa do trabalho, a ser realizada apenas pelos músicos que inicialmente conseguiram se engajar ao projeto e, paralelamente a isso, iniciar a criação de um projeto formal que apresente à sociedade a missão, objetivos e metas dessa iniciativa para buscar os recursos necessários à realização do projeto junto à comunidade, às empresas e a todos que tenham condições e interesse de ajudar a construir um mundo melhor através da arte e da música.
Considerando-se os custos com os recursos técnicos necessários, serviços profissionais das áreas de áudio, vídeo e mídias digitais,e, principalmente, a remuneração dos músicos, que enfrentam dificuldades de manutenção da subsistência de sua própria fmaília, estima-se uma necessidade de arrecadação de aproximadamente R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
Dos valores arrecadados será feito o provisionamento de no máximo 10% para pagamento dos custos de produção, recursos técnicos e das contratações dos serviços profissionais de áudio, vídeo e mídias digitais, e o saldo será dividido igualmente entre os músicos que tiverem efetiva participação na composição (letra e música) e na performance (cantores e instrumentistas que participaram da gravação dos áudios e videos).
Desenvolvimento do Projeto
O desenvolvimento e documentação do presente projeto é uma iniciativa solidária e gratuita, oferecida pela equipe do BSB Music Project (*) como reconhecimento à importância do projeto Músicos por um Mundo Melhor e como forma de buscar apoio junto à sociedade para ajudar à comunidade musical a obeter condições que permitam ao mesmo tempo remunerar seu trabalho e suprir as necessidades básicas de subsistência de suas famílias e o engajamento a esse importante iniciativa social.
(*) O BSB Music Project é um projeto musical, ainda em fase de elaboração na cidade de Brasília por uma comunidade formada por empresários do setor musical e músicos que têm como missão promover e estimular, com excelência simplicidade e eficiência, a cultura artística musical por meio da articulação e disponibilização de uma cadeia de recursos e soluções técnicas, acadêmicas e culturais.
Missão,Visão, Valores, Objetivos e Metas
Missão
Ajudar a construir um mundo melhor por meio da música e de estímulos áudiovisuais.
Visão
Ser uma fonte de inspiração para que a sociedade pratique mais ações pelo bem comum.
Valores
- Ética
- Integridade
- Solidariedade
- Colaboração
Objetivos
São dois os principais objetivos do Músicos por um Mundo Melhor:
1. Apresentar, esclarecer e consolidar, junto à sociedade, cinco dos principais pilares necessários à construção de um mundo melhor: visão crítica, esperança, perseverança, superação e solidariedade;
2. Transmitir uma mensagem capaz de inspirar as pessoas a construirem um mundo melhor.
Metas
As principais metas do projeto Músicos por um Mundo Melhor são:
1. Desenvolver uma canção cuja letra possa ser utilizada para inspirar a sociedade;
2. Criar uma mensagem capaz de transmitir os objetivos do projeto aos expectadores;
3. Criar os meios que permitam o engajamento da comunidade musical na criação e transmissão dessa mensagem;
4. Desenvolver um videoclipe piloto que, através da junção da letra à música e aos estímulos visuais de vídeos, textos e fotos, estimule os expectadores a serem os canais de disseminação dessa mensagem ao maior número possível de pessoas;
5. Disseminar ao máximo a distribuição do videoclipe como forma de estender o alcance de nossos objetivos.
PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa do projeto, já completada, teve como principais atividades:
- A identificação dos músicos com condições de participação nessa etapa;
- A criação e adaptação da canção;
- E a produção do protótipo do videoclipe utilizado para a sensibilização da sociedade para a importância da iniciativa.
Músicos participantes desta etapa
Os músicos que, apesar das dificuldades citadas, conseguiram se adaptar para participar da primeira etapa de arranjos e solos são:
- Dimas Andrade (guitarras) (https://bit.ly/2S9NnUW), professor e sócio da escola 10 dB Instituto de Guitarra (https://bit.ly/2SbyHEV) ;
- Eric Coelho (contrabaixo) (https://bit.ly/2W0QQGB), professor de contrabaixo e baixista;
- Eric Machado (voz/guitarra sintetizada/letra) (https://bit.ly/2VFcp0k), letrista, guitarrista e vocalista;
- Genaldo Mendonça (arranjos vocais e harmônicos e contrabaixo) (https://bit.ly/2YgGXai), professor de música e baixista;
- Ivan Silva (guitarras e co-autor da música original) (https://bit.ly/2xRSUsx), guitarrista e produtor de eventos na Esplendor Hall (https://bit.ly/2SfimiC);
- Marcio Flores (co-autor da música original) (https://bit.ly/3bIH3f0), empresário e vocalista;
- Maurício Barbosa (bateria) (https://bit.ly/3cSkswK), professor e sócio da escola de bateria Bateras Beat (https://bit.ly/2W0ODLb);
- Riba Nascimento (arranjos instrumentais e guitarras) (https://bit.ly/2Y4YKRY), guitarrista e vocalista da banda Placa Luminosa (https://bit.ly/2W3AvAN);
- Maurício de Lavenère (guitarras) (https://bit.ly/3aAUZ9u), guitarrista e professor de guitarra;
- Roberto Mendes (violões, gravação, mixagem e masterização), violonista e produtor musical no estúdio beta (https://bit.ly/3f19t67);
- Robson Machado (arranjos/voz/teclados/letra/gravação e edição de audio e video/produção) (https://bit.ly/3bJIbyK), ex-integrante da Banda Hoasis (https://bit.ly/357YmDP) e fundador da Organização Social Nação Digital (https://bit.ly/2VHblJB);
- Samuel Soares (co-autor da música original) (https://bit.ly/2VGDvUT), baixista e professor de música;
- Ticho Lavenère (co-autor da música original) (https://bit.ly/2xVoxl0), baterista e professor da Escola de Música de Brasília;
- Wagner Ribeiro (guitarras, imagens e edição) (https://bit.ly/3aFZcZt), guitarrista brasiliense responsável pelo portal Guitar Shred (https://bit.ly/2YaapPx);