Campanha não financiada
Finalizada em 15/10/2018
3ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia
Um encontro de celebração da cultura e da resistência caiçara que vive e se reinventa em harmonia com a Mata Atlântica. Entre nesse mutirão e colabore conosco.
3ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia
Um encontro de celebração da cultura e da resistência caiçara que vive e se reinventa em harmonia com a Mata Atlântica. Entre nesse mutirão e colabore conosco.
Meta Tudo ou nada
R$ 430
arrecadados
7%
da meta 1
21
Benfeitores
Fernando Oliveira Silva
Fernando Oliveira Silva
1 criada(s)
-
3 apoiadas
Meta Tudo ou nada
R$ 430
arrecadados
7%
da meta 1
21
Benfeitores
Fernando Oliveira Silva
Fernando Oliveira Silva
1 criada(s)
-
3 apoiadas
Campanha
Recompensas
Metas
Novidades
0
Comentários
Benfeitores

Os fandangueiros cananeenses, em parceria com o Ponto de Cultura Caiçaras e com o Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara, realizará entre os dias 11 e 13 de outubro de 2018 a 3ª Festa do Fandango Caiçara de Cananeia. Será como nos antigos mutirões, ou seja, baseado no trabalho coletivo visando a receber as caravanas que virão de todas as cidades que fazem parte do Território do Fandango Caiçara, a saber: Paranaguá e Guaraqueçaba (PR), Iguape, Peruíbe e Ubatuba (SP) e Paraty (RJ).

Por isso, convidamos a todas e a todos que compõem a nossa rede no Território do Fandango Caiçara a colaborarem com a nossa campanha de financiamento colaborativo. Como não contamos ainda com recursos financeiros pedimos o seu apoio financeiro para que possamos custear primeiramente as despesas de alimentação e em seguida as despesas relacionadas a hospedagem, transporte e cachê artístico das caravanas convidadas para o nosso grande encontro de celebração.

 

 

Música, dança, aprendizado e festa em um mergulho na sabedoria ancestral relacionada a tradição musical do povo caiçara que vive em harmonia com a natureza no maior trecho de Mata Atlântica do Brasil.

No próximo feriado a cidade histórica de Cananeia se transformará na Capital do Fandango Caiçara. O município fica entre o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, num local que abriga o maior trecho de mata atlântica preservado do país e em que vivem comunidades tradicionais caiçaras que ainda resguardam antigos saberes e fazeres relacionados a sua secular cultura.

Dentre eles, o Fandango Caiçara, nome dado a principal manifestação cultural popular fortemente associada ao seu modo de vida, une dança e música num contexto social mais amplo. Sua prática sempre esteve vinculada à organização de trabalhos coletivos (mutirões) onde o organizador oferecia como pagamento aos voluntários um baile farto em comida e alegria.

Um jeito de viver em profunda integração com a natureza que também era a principal diversão e momento de socialização durante as festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval, onde comemorava-se os quatro dias ao som de seus instrumentos.

 

 

Um grande encontro que reunirá de mestras e mestres da cultura popular caiçara das cidades de Paraty (RJ), Ubatuba (SP), Peruíbe (SP), Iguape (SP), Cananeia (SP), Guaraqueçaba (PR) e Paranaguá (PR).

Como num grande mutirão à cidade receberá caravanas de todas as cidades que compõem o chamadoTerritório do Fandango Caiçara. Oportunidade única de conviver com mestras e mestres fandangueiros nas ruas da cidade histórica de Cananeia.

Um momento de intensas trocas numa experiência que o levará ainda à conhecer os lugares em que vivem ou viveram os detentores desse saber reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Governo Federal através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

 


Recompensas oferecidas
Como essa campanha já foi finalizada, as recompensas não estão mais disponíveis.