Conheça a campanha
Oi, eu sou Wendal do Carmo, tenho 17 anos, moro na cidade de Andaraí, no interior da Bahia. Desde pequeno meu sonho é de ser um grande escritor. Sempre fui ensinado a entender a educação como uma forma de acessar lugares que meus pais não conseguiram acessar. Nos últimos anos, trilhei um caminho de muita batalha para conseguir atingir os meus objetivos; estudei até onde pude, mesmo sob um processo de luto. No ENEM 2020, tirei 980 pontos na redação (mesmo sem nenhum curso preparatório e sem aulas no meu colégio), o que me possibilitou passar em 2º lugar no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Sergipe.
Muitos colegas não conseguiram atingir uma nota tão boa na redação e vieram me pedir ajuda. Pensando nisso, comecei a escrever sobre a redação do ENEM, como tirar uma nota boa, formas de saber como ela é avaliada, etc., de modo que o resultado desse processo de escrita resultou em um livro, cujo título é Escrever? Só escrevendo! - notas sobre um novo olhar à redação no ENEM.
Fiquei muito empolgado e enviei o arquivo para algumas editoras que publicam jovens autores e, uma delas, a editora Selo Jovem, adorou a proposta e quer publicá-lo. Ocorre que o investimento que devo fazer (em torno de 2.700 reais) é muito alto para mim, um jovem de 17 anos, que mora com sua bisavó e passa por uma situação de privação muito grande.
Nesse sentido é que surge essa campanha de financiamento coletivo: para tornar palpável esse sonho, além de, é claro, ajudar outros alunos, meninas e meninas humildes, estudantes de escola pública, que não podem adquirir cursos preparatórios para vestibulares e que encontram-se sem o amparo que a escola ofertava.