Campanha Pré-vestibular Brota na Laje
Rio de Janeiro, RJ

Campanha Pré-vestibular Brota na Laje

O pré vestibular além das aulas regulares, oferece material didático, atividades extra-curriculares e lanche para alunos no intervalo das aulas.

Campanha Financiada com Sucesso!

Finalizada em 31/03/2022

R$ 5.730

arrecadados da meta de R$ 5.200

110%

da meta 2

32

Benfeitores

Finalizada

Projeto Meta Tudo ou Nada

Campanha Financiada com Sucesso!

Finalizada em 31/03/2022

Como essa campanha já foi finalizada, as recompensas não estão mais disponíveis.

Conheça a campanha

BROTA NA LAJE

Inconformados com a realidade social vivenciada no Rio de Janeiro, atravessados por um cotidiano precarizado por conta da ausência do Estado, O Brota na Laje surge a partir de encontros entre jovens de favelas da Tijuca, em especial o Morro do Borel, onde há um histórico de resistência e insurreições, para discutir a vida política cotidiana e as violações de direitos nestes territórios e a ampliação da participação das juventudes nas frentes de discussões de políticas públicas voltadas para cultura e educação.

Somos os primeiros de nossas famílias a entrar em uma universidade, e ao identificar a falta de oportunidades para que outros jovens no nosso território acessem a mesma, devido a falta de democratização ao acesso à educação pública de qualidade, decidimos direcionar as atividades do coletivo na criação do primeiro pré-vestibular comunitário construído por jovens de favela, no ano de 2019.

Desde 2020, o coletivo tem desenvolvido atividades que promovem uma discussão e a ampliação cidadã dentro do território, pensando a promoção social a partir do projeto “Cidadania Ativa e Acesso à Justiça", em parceria com o Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Essa parceria encontra-se com uma luta bastante importante do coletivo: a luta pela promoção dos direitos humanos.

O Brota na Laje também se compromete com a produção cultural dentro do território, pensando a ocupação cultural de espaços que garantam aos artistas locais visibilidade e recurso para a produção da sua arte, pautando também o direito à memória do nosso povo, a democratização da cultura e o acesso à informação.

7rUK3iB.jpgWEt7BiL.jpg

PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO

O Brota na Laje construiu o pré-vestibular comunitário em parceria com a escola Oga Mitá por acreditar que a educação é um dos caminhos que auxiliam no processo de transformação social. Procuramos não apenas colocar mais jovens favelados nas universidades, mas criar vínculos com os alunos, professores e colaboradores para formular uma rotina de discussões e debates que fomentam a participação cidadã, bem como a idealização do projeto “Rolé de Direitos” que tem como objetivo discutir o direito à cidade através de passeios em diversos pontos do Rio de Janeiro, com a provocação sobre os direitos que são violados e de que maneira eles os são. Esse projeto tem também a escola Oga Mitá como parceira, promovendo a integração dos seus alunos com os educandos do Brota na Laje, possibilitando a multiplicação dos saberes.

As aulas acontecem num espaço cedido pela escola Oga Mitá, de segunda a sexta-feira das 18:30 às 21:30. As mesmas são ministradas voluntariamente por professores formados e estudantes universitários. Contamos com uma equipe psicossocial que realiza o acompanhamento dos alunos do pré e também com apoio de um grupo de pais de alunos da Oga na construção do projeto.

MVcAbf3.jpgk3WpOFX.jpg

CAMPANHA

Além das aulas regulares, o pré-vestibular oferece material didático, atividades extra-curriculares e lanche para alunes no intervalo das aulas. Estas atividades são fundamentais para o processo de ensino dos alunes, e se tornaram possiveis graças as doações. Queremos continuar com essas ações e também oferecer aos alunes apostilas do conteúdo das aulas, com intuito de garantir a dignidade e qualidade do ensino, evitar a evasão e garantir as oportunidades de acessar o ensino superior.  O projeto nasce com a fúria e a beleza do sol, partindo do compartilhamento dos sonhos e possibilidades de ocupação e também da luta por acesso e permanência dos nossos e das nossas nas universidades. que a gente vá atrás de diplomas, não apenas a nível superior.

xh4yBb6.jpg

Denunciar esta campanha

Modalidade

Projeto, Meta Tudo ou Nada

A primeira meta de arrecadação precisa ser atingida para o projeto acontecer. Caso contrário, os apoiadores recebem o dinheiro de volta.

  • Recursos só são repassados se a meta mínima for atingida.
  • Taxa aplicada apenas sobre o valor arrecadado.
  • Apoiadores recebem recompensas quando a campanha é bem-sucedida.