Conheça a campanha
A Casa Vermelha vai voltar!

Em Fevereiro de 2020, realizamos a última atividade presencial no espaço da Casa Vermelha e no início de 2021 entregamos o imóvel localizado na rua Conselheiro Mafra por conta da pandemia do Coronavírus. Após a pandemia, seguimos trabalhando esparramados pela cidade, em parcerias com espaços comunitários. Mas, sentíamos falta de poder receber em nosso espaço alunos e artistas.
E, essa espera, depois de três longos anos, está chegando ao fim… É com muita alegria que anunciamos o retorno do espaço físico da Casa Vermelha.
O processo é muito semelhante à nossa primeira inauguração, e temos toda a adaptação de um novo imóvel para realizar. Tínhamos um espaço que foi sendo adequado durante os dez anos que o ocupamos. E agora precisamos começar uma nova história. No entanto, temos a certeza de que com o trabalho dos artistas que formam a equipe da Casa, e com a participação direta da comunidade da cidade, iremos recuperar tudo o que ficou para trás por causa da pandemia. E conquistar muito mais.
Novidades e Projetos Futuros:

Algumas novidades: em primeiro lugar, a Casa deixa o centro histórico de Florianópolis e chega em novo endereço: o Saco dos Limões. Ainda próxima ao centro, a Casa aposta em uma relação mais direta com uma comunidade tradicional da Ilha. Teremos o retorno das nossas aulas de teatro, com a novidade de que haverá toda uma faixa de turmas gratuitas, dedicadas às crianças e adolescentes da comunidade. E, serão mantidas as vagas sociais dos cursos pagos da Casa, que oferecem bolsas integrais e parciais.
Esperamos já no segundo semestre reativar a agenda semanal de apresentações e eventos, voltando a ser mais uma possibilidade para os artistas catarinenses apresentarem seus trabalhos e suas pesquisas. E, devemos retomar o Cineclube da Casa Vermelha, com sessões mais constantes e periódicas, e curadoria específica que privilegie o cinema catarinense e brasileiro.
A Casa, agora, também estará abrigando a editora independente Rizoma Projetos Editoriais e o Projeto Iluminuras, abrindo espaço para a literatura na Casa Vermelha, tanto com o funcionamento de uma pequena biblioteca comunitária, quanto com a realização de oficinas de estímulo à leitura e escrita literária para crianças e adolescentes e clubes de leitura.
Além disso, seguem em atividade os grupos teatrais da Casa Vermelha: o Teatro em Trâmite, que neste ano completou 20 anos e celebra essas duas décadas de atividade ininterrupta com a Trâmite 20, mostra de trabalhos. E, O Bando, grupo comunitário criado em 2016, formado por antigas[os] alunas[os] da Casa Vermelha, envolvidas[os] em um projeto contínuo de pesquisa e criação. É um espaço aberto para quem quer seguir criando junto com a gente.
Participe e Faça Parte da Retomada:
Para realizar todas essas atividades, estamos lançando um financiamento coletivo para ajudar a financiar as reformas estruturais iniciais para adequar o novo imóvel. Contamos com o seu apoio para que a Casa Vermelha e todos os projetos por ela movidos, possam voltar com força total em 2024.
Novos parceiros, novos trabalhos, novos projetos. Um ano novo cheio de desafios e muita luta.
Com a sua retomada, a Casa Vermelha voltará a oferecer sua pequena contribuição para o fortalecimento da cultura em Florianópolis e em Santa Catarina.
Participe do Financiamento Coletivo de Retomada da Casa Vermelha!
A Casa Vermelha vai voltar!