Conheça a campanha
Vamos colocar esta história nas mãos de milhares de pessoas.
O Guia da Cultura Trans-RJ nasceu do desejo de registrar, preservar e valorizar a memória das artes e culturas trans do Estado do Rio de Janeiro.
Fruto da colaboração de artistas, pesquisadoras(es), produtoras(es), ativistas e agentes culturais, esta publicação reúne artigos, reflexões, mapeamentos, entrevistas e registros que contribuem para ampliar o reconhecimento da produção cultural de pessoas trans, muitas vezes invisibilizada na história oficial.
O livro já está disponível gratuitamente em formato digital, porque acreditamos que o conhecimento deve ser acessível a todas as pessoas.
Agora queremos dar o próximo passo: imprimir exemplares físicos para que essa publicação possa chegar também às bibliotecas, escolas, universidades, museus, galerias de arte, secretarias de cultura, centros de pesquisa e casas de acolhimento LGBTQIA+ de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Mais do que imprimir um livro, queremos fortalecer a memória, incentivar novas pesquisas e ampliar o acesso à cultura.
Toda a arrecadação desta campanha será destinada à impressão dos exemplares físicos do Guia da Cultura Trans-RJ, possibilitando sua distribuição gratuita em instituições públicas e organizações da sociedade civil.
Os recursos contribuirão para custear:
impressão dos livros;
acabamento gráfico;
logística de distribuição;
envio para instituições de ensino e cultura;
ações de democratização do acesso à publicação.
Cada contribuição representa a oportunidade de colocar este livro nas mãos de estudantes, professoras(es), pesquisadoras(es), artistas, gestoras(es) culturais e pessoas interessadas em conhecer melhor a riqueza da produção artística e cultural trans do Rio de Janeiro.
Acreditamos que preservar a memória também é construir futuro.
Quando uma publicação chega às bibliotecas, às escolas e às universidades, ela deixa de ser apenas um livro e passa a integrar o patrimônio cultural disponível para toda a sociedade.
Responsáveis pela campanha
Esta campanha é uma iniciativa da Vibe Rio Produções, em parceria com a Trava Produções.
A Vibe Rio Produções atua desde 2015 no desenvolvimento de projetos culturais, audiovisuais e educativos comprometidos com a democratização do acesso à cultura, à memória e aos direitos humanos, realizando iniciativas que conectam arte, educação e transformação social.
A Trava Produções é uma produtora cultural dedicada à valorização da produção artística e intelectual de pessoas trans, desenvolvendo projetos voltados à representatividade, à formação, à pesquisa e à promoção da diversidade cultural.
O Guia da Cultura Trans-RJ reúne o trabalho coletivo de pesquisadoras(es), artistas e profissionais da cultura que acreditam na importância de registrar, preservar e compartilhar histórias que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro.
Esta campanha representa mais um passo para transformar esse conhecimento em um bem público, acessível a toda a sociedade.
Site oficial
Página do projeto
🌐 www.viberio.com.br/guiadaculturatrans
📷 @viberioproducoes
📷 @travaproducoes