
Apoiar
Processo de pagamento padrão, com opção de pagamento por cartão, boleto e PIX. Necessário para a escolha de recompensas, caso a campanha ofereça.
Doação rápida
Processo de pagamento mais simples e rápido, para facilitar sua doação. Não permite escolha de recompensas e o PIX é a única opção de pagamento disponível.
A causa
O Brasil tem uma das maiores populações de órfão do mundo. Com a pandemia da Covid-19, o cenário se agravou ainda mais. Nos três primeiros meses da pandemia a quantidade de crianças e adolescentes órfãos morando em abrigo aumentou 50%. No ano de 2021 foram 150 mil órfãos a mais. Por isso, se fala em uma “epidemia oculta” que é a epidemia de órfãos dentro da pandemia de Covid.
Mesmo diante dessa triste realidade, o Estado do Rio de Janeiro não criou nenhuma política de auxílio financeiro ou amparo aos órfãos. Nenhum dos políticos eleitos em 2022 sequer citou os órfãos em suas campanhas ou programas de governo. No âmbito municipal e até mesmo no federal, também não existe nenhuma política pública que transforme efetivamente esse cenário.
Depois de mais de dois anos pesquisando essa realidade e cansado de esperar alguma ação concreta por parte dos governantes e da sociedade civil, resolvi criar o projeto para fortalecer a autoestima de crianças e adolescentes e, através da educação e das artes, dar a eles esperança. Além disso, dar perspectiva de um futuro melhor, através de apoio nas necessidades jurídicas, psicológicas, odontológicas e de assistência social.
Objetivos da arrecadação
10 mil reais são necessários para constituição da ONG, desenvolvimento da metodologia dos atendimentos e treinamento da equipe que vai atuar no projeto.
20 mil reais são necessários para garantir o primeiro ciclo de atendimento em três abrigos da cidade do Rio de Janeiro. Essa fase inicial inclui oficinas artísticas e passeios no período de férias das crianças e adolescentes. Isso é muito importante para reduzir o tempo ocioso dos abrigados, uma vez que a ida à escola é muitas vezes a única atividade externa. Além disso, garante a assistência social, jurídica, psicológicas e odontológicas neste período.
30 mil reais são necessários para garantir esse atendimento ao longo do ano de 2023.
Caso a gente consiga mais dinheiro, vamos possibilitar o atendimento de mais instituições de abrigo da cidade ou mesmo do estado.
Responsável pela campanha
Meu nome é Saulo Rocha, tenho 35 anos, sou nascido e criado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
Através do apoio dos meus tios que me criaram e de instituições públicas, consegui ter a formação e experiência necessárias para estar diante desse projeto: graduação em Comunicação Social - Relações Públicas; Graduação em Teatro; Pós graduação em Produção Cultural e atualmente em fase de conclusão de Mestrado em Artes Cênicas. Tenho 12 anos de atuação em projetos artísticos, esportivos e sociais e já fiz gestão de projetos em mais de 50 comunidades espalhadas pelo Brasil.
Me baseio ainda na minha experiência pessoal, que depois de experiências traumáticas (ter perdido o pai aos quatro anos de idade, a mãe aos sete e na adolescência os avós e dois tios), passei por diversas formas de omissão da sociedade, violências institucionais e falta de políticas públicas que garantissem subsistência e direitos básicos. Em meu lugar de fala, posso afirmar que sem apoio social e respaldo governamental, crianças e adolescentes órfãos não são capazes de desenvolver uma vida adulta plena e funcional.
Contato
(21) 98757-4187 (WhatsApp)
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, será um prazer escutar :)
Caso você seja órfão (em especial na primeira infância, mais especial ainda órfão de pai e mãe) gostaria que entrasse em contato comigo para conhecer sua experiência, me ajudando a desenhar novas políticas públicas para órfãos na fase 2 do projeto.
Sua recompensa
Falha ao adicionar recompensa.