Campanha não financiada
Finalizada em
Faça parte da campanha Petrobrás para os brasileiros
Olá! Estamos lançando uma campanha de financiamento recorrente para ampliar o alcance de nossos estudos e análises. Precisamos de sua ajuda!
Faça parte da campanha Petrobrás para os brasileiros
Olá! Estamos lançando uma campanha de financiamento recorrente para ampliar o alcance de nossos estudos e análises. Precisamos de sua ajuda!
Meta Recorrente
Observatório Social do Petróleo
Observatório Social do Petróle...
2 criada(s)
Meta Recorrente
Observatório Social do Petróleo
Observatório Social do Petróle...
2 criada(s)
Campanha
Valores de assinaturas
Metas
Novidades
1
Comentários
Benfeitores
Meta 1 - R$3.000
O valor arrecadado será destinado a tarefas que atualmente não temos recursos para realizar, tais como calendário de lives com convidados, atividades externas com mídias físicas e anúncios nas mídias sociais, como Google Ads, Instagram e Facebook Ads.

Quem somos?

 

A campanha “Petrobrás para os brasileiros” é uma iniciativa do Observatório Social do Petróleo - entidade sem fins lucrativos criada em 2021 pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). O objetivo desta campanha é expor os impactos da privatização e do desmonte da Petrobrás para o país e a população brasileira, apresentando as medidas necessárias para devolver à estatal o seu papel estratégico para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil.

 

Fundamental para a construção de um país soberano, nos últimos anos a Petrobrás foi vítima de um sistemático desmonte. Essa política teve consequências desastrosas que atingiram não só a companhia, mas todo o país, gerando uma massa de desempregados, afetando a indústria nacional e o PIB brasileiro e colocando, em mãos estrangeiras, ativos e riquezas valiosas.

 

É diante desse cenário, e da dificuldade do movimento sindical petroleiro realizar sozinho essa luta, que o Observatório Social do Petróleo lançou a campanha “Petrobrás para os Brasileiros”, apresentando à sociedade um olhar alternativo ao patrocinado pela mídia hegemônica.

 

O que fazemos?

 

Com a produção e sistematização de dados relevantes (e muitos inéditos) sobre a estatal, furamos o bloqueio da imprensa e apresentamos uma visão crítica à gestão liberal e bolsonarista da Petrobrás. Pela primeira vez, enfim arrancamos dos jornais e telejornais um espaço para contrapor as narrativas neoliberais dos supostos “especialistas” do mercado financeiro. A partir de fatos relevantes envolvendo a companhia, como venda de ativos e política de preço dos combustíveis, nossas análises ganharam destaque na imprensa. Nossos releases hoje são noticiados pelos principais veículos do país, tais como Folha de S. Paulo, UOL, Metrópoles, Valor, Globo, Band e Agência Estado.

 

Em nossos canais nas redes sociais, também investimos numa campanha ousada de comunicação, recorrendo a memes, trends e outros instrumentos para viralizar nossos conteúdos. Para ganhar esse espaço, conquistando credibilidade junto ao público e à grande imprensa, contamos com a parceria do Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais) e do Ilaese (Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos), institutos responsáveis por produzir as informações e análises sobre a companhia.

 

Outra estratégia adotada por nós é a sistematização desses dados em ferramentas de fácil visualização, como o “Privatômetro”, que calcula o valor total dos ativos privatizados desde 2015; e o “Monitor de Preços”, criado para expor a dinâmica dos reajustes dos preços dos combustíveis. Com isso, revelamos que o lucro da companhia e os dividendos distribuídos aos acionistas privados vinham sendo sustentados pela privatização em curso na estatal e pelo Preço de Paridade de Importação (PPI).

 

Outra iniciativa fundamental são as ações de rua, com a oferta de gás de cozinha e gasolina a preços mais justos à população. Além de contribuir socialmente com as famílias brasileiras afetadas pelo alto custo dos combustíveis, explicamos por que o PPI -  e não os impostos - era o grande vilão nessa história, apresentando o valor desses produtos com e sem PPI.

Os novos desafios

 

Neste momento, em que o governo recém-eleito promete realizar mudanças importantes na gestão da companhia, nossa campanha ganha um novo papel: defender a aplicação das promessas feitas e, mais que isso, apresentar os avanços necessários para construirmos, efetivamente, uma Petrobrás para os brasileiros. De um lado, nossa tarefa é pressionar a nova gestão para retomar ativos vendidos, garanta de fato o abrasileiramento dos preços e invista na transição energética. E de outro, seguir se contrapondo às investidas do mercado financeiro e de especuladores contra o caráter público e estatal da companhia. Há uma disputa estratégica sendo travada e temos certeza de que nossa campanha é uma ferramenta necessária e fundamental para a defesa da Petrobrás. Mas precisamos de você!

 

Faça parte desse movimento

 

Para ampliar nosso trabalho, fazendo nossos estudos e análises alcançarem cada vez mais pessoas, e lançando mão de novos projetos e estratégias de comunicação, precisamos de sua ajuda. Por isso, lançamos essa campanha de financiamento recorrente, pedindo aos nossos apoiadores uma contribuição mensal. O valor arrecadado será destinado a tarefas que atualmente não temos recursos para realizar, tais como calendário de lives com convidados e anúncios nas mídias sociais, como Google Ads, Instagram e Facebook Ads. Ao contribuir, além de garantir a continuidade e ampliação do nosso trabalho, você também poderá ajudar com sugestões e ideias em nosso grupo privado - ambiente que queremos transformar num grande fórum de debates e propostas para a produção editorial de nossa campanha.

 

Quer saber mais? Acesse:

Instagram

Facebook

Twitter

Tiktok

Youtube

 


Meta 1 - R$3.000
O valor arrecadado será destinado a tarefas que atualmente não temos recursos para realizar, tais como calendário de lives com convidados, atividades externas com mídias físicas e anúncios nas mídias sociais, como Google Ads, Instagram e Facebook Ads.
Recompensas oferecidas
Como essa campanha já foi finalizada, as recompensas não estão mais disponíveis.