Crowdfunding para projetos LGBTQ+ |

Crowdfunding para projetos LGBTQ+

Saiba como o financiamento coletivo pode fortalecer essa luta tirando projetos do tema do papel

Em 2014, Rupaul disse que a cultura Drag nunca seria mainstrem e que se reality show nunca ganharia um Emmy. Após 5 anos, Rupaul já tem 13 Emmy’s. Em tempos de representatividade e inclusão, o movimento LGBTQ+ além de ganhar novas nomenclaturas, vem ganhando mais força.

O que pode ser feito para, de fato, fortalecer o movimento LGBTQ+? A discussão é longa e as respostas são diversas. Mas uma delas pode ser: apostar no financiamento coletivo para fomentar projetos do tema, se cercando de pessoas que vão abraçar essa ideia.

O financiamento coletivo é uma ferramenta para arrecadar recursos e tirar boas ideias do papel, funcionando como uma “vaquinha online”. Mais do que arrecadar dinheiro, ele também amplia vozes e chama uma rede depessoas para chegar junto da causa. Se o projeto consegue arrecadar a quantia que precisa, durante um períodode tempo, ele recebe o dinheiro arrecadado e ganha vida. Se essa meta financeira não for batida, todo mundo que apoiou recebe o dinheiro de volta.

Boas ideias, de todas as cores, não deveriam ficar guardadas no armário na gaveta. #vejaalémdabandeira

Iran Gusti, o organizador do projeto Casa 1

“O [crowdfunding] recorrente foi essencial para a manutenção do projeto e ao longo dos dois primeiros anos, o responsável por 60% das contas”

Iran Gusti, organizador do projeto Casa 1

Iran Gusti, o organizador do projeto Casa 1

“O [crowdfunding] recorrente foi essencial para a manutenção do projeto e ao longo dos dois primeiros anos, o responsável por 60% das contas”

Iran Gusti, organizador do projeto Casa 1

O financiamento coletivo é mais do que juntar dinheiro
para dar vida à uma ideia. É potência, é ganha-ganha.
É ter a ideia abraçada pelo Coletivo.

19
projetos

que foram para o mundo


RS 2.862.992,00
arrecadados

para projetos LGBTQ+

10270
pessoas

apoiando a causa

QUEM JÁ PASSOU POR AQUI?

Casa 1, casa de acolhimento LGBTQ

CASA 1

O projeto arrecadou já arrecadou mais de R$ 100 mil por mês para manter a casade acolhimento LGBT deportas abertas

Canal das Bee, oferece acolhimento psicológico para jovens LGBTs

CANAL DAS BEE

O Canal das Bee arrecadou mais de R$ 130 mil parao ferecer acolhimento psicológico para jovens LGBTs que precisavam de ajuda

Divinas Divas, a história da primeira geração de travestis do Brasil.

DIVINAS DIVAS

Documentário que foi para as salas de cinema para contar a história de 8 artistas, que fizeram parte da primeira geração de travestis do Brasi

A Benfeitoria tem um canal LGBTQ+, um espaço que reúne diversos projetos do tema. São histórias que você precisa conhecer!

Por isso, preparamos um ebook gratuito com as histórias de projetos LGBTQ+ que tiveram sucesso no financiamento coletivo para te inspirar.

POR QUE ESCOLHER A BENFEITORIA?

Plataforma utilizada pela maior campanha de crowdfunding pontual LGBTQ+ : o QueerMuseu

Recorde de maior arrecadação mensal de projetos LGBTQ+na modalidade Recorrente com a Casa 1

Maior taxa de sucesso! 70% dos projetos batem a meta

Time de consultores em crowdfunding acompanhando você desde o início

Comissão livre - você decide o quanto quer pagar pelo serviçoda plataforma

8 anos de experiência em financiamento coletivo

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE
FINANCIAMENTO COLETIVO?

O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é uma dinâmica de financiamento de projetos, na qual várias pessoas se unem para viabilizar um projeto ou uma ideia. É a evolução da boa e velha vaquinha. Mas, mais do que um meio de arrecadar recursos de forma colaborativa, é também uma excelente ferramenta para testar um produto ou serviço e construir comunidade.
A modalidade Pontual é indicada para quem quer dar o start e tirar um projeto da gaveta. Nela, você precisa arrecadar o valor da meta financeira que você definiu previamente, durante um período de tempo, que também é escolhido antes da campanha ir para o ar. Ideal se o projeto tem início, meio e fim. Já a modalidade Recorrente funciona como um clube de assinaturas, já que as colaborações são mensais ao invés de pontuais. Todo mês, o projeto recebe uma quantia, ajudando na sustentabilidade financeira daquela ideia.
O Tudo ou Nada é uma dinâmica específica da modalidade Pontual. Lembra que é preciso arrecadar o valor da meta durante um período de tempo? Se o projeto chega no valor que precisa, batendo a sua meta financeira, ele leva o dinheiro e acontece! Caso a meta não seja batido, os valores são estornados e voltam para quem apoiou a campanha. Pode parecer injusto à primeira vista, mas o Tudo ou Nada traz mais força e engajamento para os projetos. Vale lembrar que, aqui na Benfeitoria, só a primeira meta é Tudo ou Nada ;)