Permacultura Urbana na Central do Brasil |

Permacultura Urbana na Central do Brasil

Espaço de vivência e aprendizagem em permacultura urbana na zona portuária do Rio de Janeiro.


Infra básica - Basic Infrastructure: R$ 8.048

Inclui materiais para montagem do espaço de aprendizagem, como cadeiras, monitor, bebedouro; bem como provisão para site e identidade visual. Equipment, appliances, website.

Um pouco mais de conforto - A bit more comfort: R$ 13.598

Além dos anteriores inclui inclui reforma da cozinha do imóvel. Includes kitchen refurbishment.

A Providência, favela mais antiga do Brasil, está no centro do Porto Maravilha, ambicioso projeto de regeneração urbana na Zona Portuária do Rio de Janeiro. É uma região com enorme importância histórica, e que esteve abandonada pelo poder público por décadas. As transformações já podem ser vistas, mas ainda há muito a fazer.

Providência, Brazil's oldest favela, is at the centre of an ambitious urban regeneration project in Rio de Janeiro's port zone. Rio's port zone has great historical significance, but has been left abandoned for decades. The transformation is already underway, but remains a lot still to be done.

lIngzEN.jpg

Nossa casa, na Ladeira do Faria, tem um terreno de 250m2 e fica no meio do caminho entre o asfalto e o alto do morro. É lá que queremos criar um espaço de vivência e aprendizagem sobre permacultura.

Our house is located in a 250m2 plot of land and is half way between the busy streets of Rio and the top of the hill. It is here that we want to create a place for both for learning and living permaculture.

Permacultura é um termo guarda-chuva para princípios e práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Permaculture is an umbrella term for principles and practices that lead to environmental, social and economical sustainability.

sKqfWnD.jpg

Práticas de permacultura podem trazer grandes benefícios para as comunidades do Rio de Janeiro. Hortas em espaços pequenos, telhados verdes, captação da água da chuva, bioconstrução são exemplos de soluções simples, baratas e altamente escaláveis que podem ser desenvolvidas junto a comunidade local.

Permaculture practices can bring great benefits to Rio's urban communities. Small allotments, green roofs, rain water capture and bioconstruction are all examples of simple, cheap and highly scalable solutions that can be developed with the local community.

O espaço EPiCENTRAL está aberto para cursos, oficinas, mutirões e vivências. E os moradores da comunidade serão isentos de taxa, sendo subsidiados pelos demais participantes das atividades. Cada atividade gera legados reais para a casa, que vai se tornando cada vez mais resiliente e referência das eco-tecnologias aqui ensinadas.

EPiCENTRAL is open to courses, workshops and other activities related to permaculture. Local residents will be able to participate free of charge, subsidised by other atendees. Each one of these events gives the house a legacy, and it gradually becomes a resilient example of eco-technologies in practice.

O princípio é o de colaboração e compartilhamento. A estrutura de custos será transparente e o objetivo é cobri-los de forma justa. Neste momento estamos pedindo sua contribuição para prover uma infraestrutura mínima para a realização das atividades com um pouco mais de conforto (veja abaixo a descrição destes custos).

Our premise is collaboration and sharing. Our costs are transparent and our goal is to cover them fairly. At the moment we are asking your contribution to provide the minimum level of infrastructure required to host the activities (see costs description below).

Já temos parceiros de peso envolvidos (como Sustentarte e Águas de Março) e a cada semana recebemos mais gente interessada a participar do projeto.

Se este sonho também te toca, venha nos visitar!

We have got established partners already involved and we are constantly meeting with people interested in participating of this project.

If this dream also touches you, come and pay us a visit!

 

 

Detalhando o orçamento

WlTkST7.jpg

Our first goal is to have enough to by a few pieces of furniture and appliances, as well as covering the costs for the website and visual identity. We also have to budget for a contribution for this website (Benfeitoria.com) and other administration costs.

dk8qCqY.jpg
In we are lucky enough to go beyond our initial target, we would have enough to refurbish the kitchen.

NzbOZuN.png
 

Aguarde, carregando...



3.7.2017 - Ocupar é resistir!

Em 04/07/2017 11:22

Queridos benfeitores,

 
Vocês estão recebendo esta mensagem porque contribuíram para o Epicentral através da campanha na Benfeitoria, ou de outras maneiras.
 
Oficinas de educação ambiental
Em maio de 2017 completamos um ano desde o final da campanha de financiamento colaborativo. Ao longo deste ano de enorme aprendizado fomos utilizando vagarosamente os recursos angariados, em um processo de decisão coletiva.
O remanescente do orçamento está sendo destinado a oficinas de educação ambiental para crianças da Providência, com encontros semanais realizados no Epicentral, através da frutífera parceria com a Horta Inteligente.
Benfeitor, acredite: sua colaboração não poderia estar sendo melhor aproveitada!
Veja abaixo foto da aula inaugural:


?
 
Virada Sustentável e Introdução à Permacultura
Foi também a parceira Horta Inteligente quem trouxe a Virada Sustentável para a Providência, oferecendo no Epicentral uma oficina de Introdução à Permacultura e Composteira Doméstica. Experiências assim fazem a gente lembrar do sonho que nos trouxe até aqui.


?
 
Favela Cineclube
Desde novembro de 2016 o Epicentral tem abrigado as sessões do Cineclube Revolucionário do Morro da Providência (também conhecido por Favela Cineclube). Sessões mensais, com exibições gratuitas. Na matinê tem pipoca e guaraná junto com filmes infantis independentes. E na sessão adulta tem sempre debate com convidados especiais. Esta quinta-feira 6 de julho é dia de cineclube, com sessão especial parte da Mostra Stonewall do Orgulho LGBTQIA, e exibição do filme "Pariah" (vai lá: https://www.facebook.com/events/1717181205250597).

?
 
Coletivo Entre o Céu e a Favela
A Providência, assim como o resto do Rio de Janeiro, tem passado por dias tensos, com confrontos e desrepeitos acontecendo com frequência assustadora. E é por isso que mais que nunca somos lembrados da importância de estarmos juntos e trabalhando em união, por mais desafiante que isso seja. O Epicentral tem orgulho de fazer parte do coletivo Entre o Céu e a Favela, que reúne projetos sociais e culturais da Providência. Nossos encontros acontecem mensalmente e observadores externos são bem vindos.
 
Foto de Rui Zilnet, em frente ao Epicentral, no dia do lançamento do portal:

?
 
Estamos sempre em busca de novas parcerias. Fale conosco, venha nos visitar!
 
Abraços

9.12.2016 - Fotografias da Exposição

Em 04/07/2017 11:21

Queridos benfeitores,
 
Vocês estão recebendo esta mensagem porque contribuiram para o Epicentral através da campanha na Benfeitoria, ou de outras maneiras.
 
Leilão de fotografias da exposição
Em novembro o Epicentral recebeu a exposição "Nosso Olhar, Nosso Porto", de alunos do curso de fotografia realizado pela nossa parceira Providenciando a Favor da Vida.
Algumas destas fotos estão agora à venda. São imagens lindas, impressas em chapa PVC, assinadas e prontas para pendurar. Ótimo presente de natal e ainda por cima toda a renda será revertida para o Providenciando, que apoia jovens gestantes da região da Providência.
 
Abraços,
Isabel.

14.11.2016 - Entre o Céu e a Favela

Em 04/07/2017 11:20

Queridos benfeitores,
 
Vocês devem lembrar que contribuiram para o Epicentral através da campanha da Benfeitoria, ou de outras maneiras.
 
Entre o céu e a favela
Muito alegre de anunciar a ocupação "Entre o céu e a favela",  que vai desenvolver um projeto financiado pelo programa Favela Criativa. A ocupação tem a liderança inspiradora de Cintia Sant'anna, atriz, moradora, agitadora e guerreira da Providencia e Morro do Pinto.
E mais ainda, o time ainda conta com as feras Monica Saturnino, do Colombina Realizações, Ellen Cristina, e Juliana Mello, do Efeito Urbano, Raquel Spinelli do Providenciando a Favor da Vida e Elisângela Almeida do Horta Inteligente.

 
Exposição
Você pode conhecer essas mulheres maravilhosas no sábado dia 19/11, quando estaremos recebendo a exposição fotográfica Nosso Olhar Nosso Porto: https://www.facebook.com/events/1161305297279047/.


?
 
Curso Recode
E no dia anterior à exposição, vamos receber o curso de liderança social "Active Citizens", do British Council e Recode. Quem está produzindo o evento é mais uma vez a parceira Raquel, do Providenciando a Favor da Vida.
 
Casa aberta
O Epicentral continua aberto a parceiros com boas ideias e propostas. Vamos sonhar juntos!

 
Abraços

5.10.2016 - Redes

Em 04/07/2017 11:19

Queridos Benfeitores,

Você está recebendo esta mensagem pois contribuiu com o projeto Permacultura Urbana - Epicentral no Benfeitoria (https://benfeitoria.com/permaculturaurbana) ou através de outros canais.

Tecendo redes
Até o final do ano estou focando em fortalecer a rede do Epicentral na região portuária, conhecendo muitos empreendedores locais e reforçando a busca de parceiros para ocupar a casa.
Este tem sido nosso principal desafio: encontrar parceiros/ empreendedores dispostos a realizar atividades no Epicentral. Muitas pessoas mostram interesse, mas poucos estão no momento certo para se comprometer com um espaço, mesmo que apenas eventualmente.
Aliás, se você conhecer alguém que se encaixe neste perfil, por favor faça essa ponte!

Incubando
Por este motivo tenho realizado um papel de "incubadora", trabalhando junto com empreendedores locais para formatarmos projetos e concorrer a editais (como o da Favela Criativa, que está rolando agora).
Em paralelo, estou participando do Embarca no Porto, um projeto de fomento a empreendedores sociais da Zona Portuária facilitado pela equipe da Arca Urbana.

Reformando
Enquanto isso, a maior parte do valor arrecadado com a campanha continua guardado, esperando o fim da primeira fase de reformas e o início oficial das atividades na casa.

Aliás a reforma segue caminhando, devagar e sempre, e as fotos do porão a seguir mostram o quanto já mudou.
 



?
Abraço,
Isabel

5.9.2016 - Parto Humanizado

Em 04/07/2017 11:18

Queridos Benfeitores,
 
Você está recebendo esta mensagem pois contribuiu com o projeto Permacultura Urbana - Epicentral no Benfeitoria (https://benfeitoria.com/permaculturaurbana) ou através de outros canais.

É com alegria que venho anunciar o encontro sobre parto humanizado, que irá acontecer no Epicentral no dia 17/09. Será um manhã de conversas e orientações sobre diferentes tipos de parto e o respeito à mãe e ao bebê. Quem está promovendo e facilitando este encontro é a craque Raquel Spinelli, responsável pelo lindo projeto Providenciando a Favor da Vida (https://www.facebook.com/ProvidenciandoAFavordaVida/).
 
A proposta do evento é que aconteça uma troca de saberes entre pessoas da comunidade da Providência e outras áreas da cidade. Portanto pedimos sua ajuda na divulgação - quem sabe alguém que você conhece pode se interessar pelo tema?
 

Este é o link para o evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/339918013063795/


24.6.2016 Novidades Juninas

Em 04/07/2017 11:17

Queridos Benfeitores,

Temos tido muitas novidades, tantas que não estou conseguindo ter o tempo pra atualizar vocês. Aliás, esse é um dos itens na minha lista de tarefas, melhorar a comunicação sobre o projeto. Até fiz um anúncio através do atados.com.br convocando voluntários pra me ajudar com a comunicação.

Enquanto isso, coloco abaixo alguns dos destaques:

Em maio tivemos nossa oficina de captação de água da chuva, organizada pela parceira Sustentarte e facilitada por Pablo Delarco. Tivemos 17 participantes pagantes que aprenderam a construir um sistema de captação de água da chuva e deixaram um legado pra casa. No mesmo dia a Áurea e a Lorena fizeram atividades para as crianças da vizinhança.


?
 

Ainda em maio tivemos também o primeiro Cineclube Epicentral, com presenças ilustres como a da Elisângela Cielo, do projeto Horta Inteligente na Providência.


Em junho começamos um processo de planejamento Dragon Dreaming, que tem nos ajudado a formalizar nossas expectativas e a dos parceiros. Quem está facilitando é o Vitor da parceira Casa Solar.




Também em junho fomos um dos 32 projetos selecionados para participar do evento Amaphiko Conexão Porto, promovido pela Red Bull e pela Goma para ajudar a tecer uma rede dos empreendedores sociais da zona portuária.

Esta semana nos reunimos com voluntários de projetos para nos ajudar a estruturar melhor estas áreas. A Bianca e o Anderson vieram ao Epicentral e na primeira hora de reunião tivemos nossa primeira entrega: filtro consertado.


 
 
Todas as quintas-feiras à noite teremos oficina de fotografia no Epicentral, promovida pela parceira Raquel do projeto Providenciando pela Vida. E é também com a Raquel que estamos planejando um encontro sobre parto humanizado para acontecer no final de agosto lá.


Fora isso, seguimos com as obras no espaço, já temos dois canteirinhos prontos pra plantar, e em breve teremos o novo bicicletário.

Seguimos aguardando a visita dos benfeitores que queiram recolher suas mudinhas, escrever o nome na nossa parede ou mesmo tomar uma água do nosso filtro novo! Se quiser marcar é só responder pra esse email.
Abraços

27.4.2016 - ótimas novidades

Em 04/07/2017 11:16

Queridos benfeitores,
 
Os últimos dias têm sido acelerados e ainda não tive tempo de agradecer a todos vocês individualmente, o que farei em breve. Por hora quero compartilhar uma notícia linda:

É com muita alegria, humildade e gratidão que comunico que atingimos a nossa meta mínima na campanha de financiamento colaborativo para o Epicentral.
Mas espere! A campanha continua até 02 de maio, e toda a quantia que arrecadarmos acima da meta mínima será destinada para a reforma da cozinha comunitária.
Por isso pedimos que a energia maravilhosa que movimentou essa campanha siga até segunda que vem! Ainda dá tempo de contribuir, compartilhar, encaminhar para os amigos fora do Facebook e, principalmente, torcer!

 
O apoio e confiança de cada um de vocês foi fundamental para atingirmos essa meta, e mais que isso, nos traz a segurança de que estamos no caminho certo.
 
Este sábado teremos mutirão no Epicentral, chova ou faça sol. Vamos trabalhar, conversar e celebrar essa conquista. Para quem estiver aqui no Rio e puder dar uma passada lá:

https://www.facebook.com/events/469781836545106/
 
Abraços

Acompanhe a página do EPiCENTRAL

Em 11/04/2016 14:37

A campanha está nas últimas três semanas e o ritmo de trabalho vai se intensificando.

Estamos concentrando as novidades na página do EPiCENTRAL:

https://www.facebook.com/epicentral/

 


Reforma porão

Em 18/03/2016 15:23

Enquanto a campanha de financiamento vai acontecendo na Benfeitoria, lá na EPiCENTRAL as obras estão em ritmo acelerado.

Semana passada terminamos a restauração da parede de pedra do porão, que será um dos espaços para aulas, reuniões e vivências.

Esta semana o mestre-de-obras Heleno, também conhecido como Madruga, trocou algumas vigas que estavam comidas por cupins.

E ontem começou o trabalho do Roberto, eletricista. Ele está instalando a nova rede elétrica do porão, que será toda aparente.


R$ 10.821,00
arrecadado
meta R$ 8.048
81 benfeitores
apoiaram essa campanha.




Conseguimos \o/

Obrigado a todos os Benfeitores por mais um projeto bem sucedido. Agora, acompanhe as novidades e comentários do projeto.

Recompensa indisponível no momento
R$15
Gratidão - We're grateful!
5 benfeitores apoiando

Vamos te enviar uma mensagem de agradecimento, contando um pouco mais sobre o projeto.
We'll send you a personal thank you message, telling you a bit more about the project.


Recompensa indisponível no momento
R$35
Assine nossa parede - Sign our wall
15 benfeitores apoiando

Além da mensagem de agradecimento, enviaremos também um convite para você conhecer as obras da casa e assinar seu nome na parede da gratidão.
As well as the thank you message, we'll also invite you to come and visit, as well as sign your name on our wall.


Recompensa indisponível no momento
R$45
Ingressos para inauguração do Cineclube
7 benfeitores apoiando

Inauguração do Cineclube Epicentral. No dia 29 de maio, às 15:30, serão exibidos os filmes Levante!, realizado pelo Canal Futura e Muito Negra para a TV, realizado pelo jornal inglês The Guardian. Após a exibição dos filmes haverá roda de conversa com o diretor (e co-fundador do EpiCentral) Barney Lankester-Owen.
Outros 20 ingressos serão oferecidos para moradores da Providência.

12 disponíveis

Recompensa indisponível no momento
R$60
Uma mudinha - A seedling
13 benfeitores apoiando

Se você já tem um jardim ou uma horta, vamos te dar mais uma mudinha para a sua coleção quando você vier nos visitar. E se você ainda não tem, quem sabe não é agora que vai começar?
If you've already got a garden, you'll have another seedling for your collection. If you don't, why not start now?

35 disponíveis

Recompensa indisponível no momento
R$80
Oficina tintas naturais - Natural paints
2 benfeitores apoiando

Te convidamos a participar de uma oficina de pigmentos naturais a ser realizada no nosso espaço em 2016.
We invite you to come join a natural paints workshop to happen later in 2016.

13 disponíveis

Recompensa indisponível no momento
R$100
Festa de lançamento - Launch party
15 benfeitores apoiando

Além dos anteriores, te convidaremos para vir celebrar conosco na festa de lançamento oficial do projeto.
As well as the previous rewards, we'll also invite you to come celebrate with us in our oficial launch party.

55 disponíveis

Recompensa indisponível no momento
R$200
Bolsa solidária - Sponsorship 1
11 benfeitores apoiando

Além dos anteriores, você estará também doando uma bolsa solidária de 100% para que algum morador da comunidade possa participar de uma oficina realizada na casa.
As well as receiving the previously mentioned rewards, you will also be sponsoring a full scholarship so that a local resident can participate in one of the workshops happening in our house.

9 disponíveis

Recompensa indisponível no momento
R$500
Patrocinador - Sponsorship 2
4 benfeitores apoiando

Além dos anteriores, espaço de 30cm2 para sua marca em uma das paredes da casa.
As well as the previously mentioned rewards, you will also have a 30cm2 space to place your brand in one of our walls.

6 disponíveis

É uma forma de viabilizar projetos de impacto positivo. Essa não é uma compra. É um ato de confiança.

A Benfeitoria não pode assegurar a execução do projeto nem a entrega das recompensas. Essa é uma responsabilidade direta dos realizadores. Estamos empenhados em fazer uma nova economia acontecer. Vamos juntos?

Saiba mais sobre as responsabilidades

  • Isabel de Meiroz Dias
  • Categoria: Cidades, Ciência e Tecnologia, Cultura e Arte, Educação, Inovação, Empreendedorismo, Inclusão Social, Saúde e Bem-Estar, Sustentabilidade, Economia Colaborativa, Política

Isabel de Meiroz Dias

Brasiliense de origem, carioca adotada desde 2012. Mãe de dois filhos, apaixonada por plantas. Administradora dedicada aos serviços públicos desde 2002.

Elisa Ribeiro Ferreira
Elca Rubinstein
Nycia Craveiro
Anônimo(a)
Anônimo(a)
Anônimo(a)
Rejane Clea de Meiroz Grillo
Marcos Flek
Anônimo(a)
Crowdfunding Brasil
Jez Smadja
Rogerio Kandas M Grilo